Até o dia 22 de janeiro já choveu 185,3 mm. Em apenas 2 dias, entre 14 de janeiro e 16 de janeiro, choveu na capital e Região Metropolitana, choveu 77% da chuva média de todo o mês de janeiro na cidade de São Luís, o que representa 126 mm.
A média em São Luís para o mês de janeiro é de 244,2 mm.
O mês de janeiro, de acordo com o Núcleo de Geoprocessamento Laboratório de Meteorologia, da Universidade Estadual do Maranhão, marca a atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) pela distribuição mais meridional das chuvas onde o setor leste do estado apresenta os maiores volumes.
Para os próximos dias, segundo a Análise e Previsão Climática para os meses de janeiro e fevereiro, há maior probabilidade dos totais pluviométricos ocorrerem na categoria de normal a acima da faixa normal climatológica em grande parte do Maranhão.
Para o mês de fevereiro, o norte do estado deve ter os maiores volumes de chuva, da ordem de 250 a 300 mm, indicando o primeiro mês da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que é o principal sistema meteorológico organizador das chuvas no Norte e Nordeste do Brasil. Já o sudeste do estado começa a apresentar um recuo nas chuvas.
Segundo o meteorologista Hallan Cerqueira, a tendência é de mais chuva.
“A expectativa é que a gente tenha um excelente período chuvoso não comparável ao ano passado, uma vez que no relatório ela está dando uma recuada, e a previsão é que ela cesse agora em fevereiro. Mas ainda assim, a gente está com a previsão de que a chuva fique acima do normal em quase todo o estado para fevereiro, março e abril, e vai ser uma tendência que a gente está acompanhando agora no mês de janeiro.
No início da semana o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou para mais chuva e altos volumes. Ao longo de toda a semana a chuva se faz presente, o tempo fica mais fechado e os volumes previstos são altos. A ZCIT continuará influenciando no tempo em todo o Maranhão, especialmente nas áreas mais próximas ao litoral.
Tradicionalmente no estado, os meses de março e abril são os mais chuvosos em São Luís, com os índices de chuva chegando a 453 mm e 431 mm, respectivamente.
“Segundo a maioria dos modelos de previsão climática a faixa do extremo norte do estado tem grande possibilidade de que as chuvas fiquem na categoria normal com uma média confiabilidade; já grande parte do sul tem grandes chances de apresentar chuvas nas categorias normal a acima do normal com uma média confiabilidade”, diz o relatório do NuGeo, assinado pelo meteorologista Hallan Cerqueira.
No acumulado do trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro, São Luís deve ter precipitação normal em torno de 620,3 mm. Já nos municípios de Alto Parnaíba, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Chapadinha, Colinas, Grajaú, Imperatriz e Zé Doca, os índices de chuva devem ficar de normal a acima da média registrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário