sábado, 28 de janeiro de 2023

Líderes da ADERE querem João Martins presidindo o Conguarás

 

O prefeito de Bequimão e ex-superintendente do SEBRAE, João Martins, foi convidado pelas lideranças do Litoral Ocidental Maranhense para concorrer à presidência do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás). O convite foi feito pelo ex-prefeito de Cururupu e presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (ADERE), José Francisco Pestana. Ele esteve em Bequimão, à frente de numerosa comitiva, pedindo a Martins que coloque seu nome à disposição.

Profundamente agradecido, o prefeito pediu tempo para analisar apelo e conhecer a manifestação de possíveis outros pretendentes, pois considera que a expectativa das populações locais pelo desenvolvimento da região e o potencial a ser explorado requer avaliação criteriosa por parte de quem pretender assumir os poderosos encargos que o cargo pede. Atualmente, o Conguarás é presidido pelo prefeito de Bacuri, Washington Oliveira. O consórcio reúne Bequimão, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Mirinzal, Guimaraes, Central do Maranhão, Cururupu, Apicum-Açu, Serrano do Maranhão e Bacuri.

ADERE – O convite a Martins é uma deferência a quem administrou o Projeto Líder, iniciativa do SEBRAE para organizar o desenvolvimento regional sustentável da Floresta dos Guarás, fundamentado em ações destinadas a estimular ações na Educação, Agronegócio, Turismo e Infraestrutura.

Para administrar estas atividades foi criada a ADERE, braço operacional do Projeto. O sucesso alcançado por Martins na condução dos propósitos à frente da iniciativa, diz Pestana, o credencia a assumir o comando do Conguarás, identificado que é com os anseios da população da região.

A missão da ADERE é planejar ações prioritárias e acompanhar a atuação dos agentes e atores do Projeto Líder. A contrapartida é a participação ativa de todos os participantes em encontros e fóruns do projeto. Originalmente o Projeto Líder terá 19 meses (cinco de preparação interna no SEBRAE e 14 meses de implementação. Neste intervalo acontecerão oito encontros e quatro fóruns. A expectativa proposta é que o grupo de participantes alcance nível de coesão e organização que permita mobilizar os parceiros para a implementação da Agenda de Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário