Nesta quarta (02) e quinta (03), os povoados Santa Tereza e Pontal, que buscam o reconhecimento como comunidades quilombolas pela Fundação Palmares, receberam a visita de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, para reuniões sobre o processo de certificação. Esses dois povoados estão entre as sete comunidades que a administração do prefeito Zé Martins tem ajudado a levantar a documentação necessária para o certificado de remanescentes de quilombos. A mobilização está acontecendo com apoio do Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq).
A Prefeitura de Bequimão está mobilizando e sensibilizando moradores dessas comunidades, explicando a importância da certificação, para que políticas específicas sejam destinadas a esses lugares. Para instruir o processo, é preciso coletar relatos, preencher as fichas de cadastro e fazer registro fotográfico das comunidades.
Segundo o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, também é exigido pela Fundação Palmares a autoidentificação como quilombola. “Essas reuniões estão sendo registradas em atas, com fotos, mostrando o real interesse das comunidades em requerer a certificação”, comentou.
Nos encontros, a equipe da Prefeitura de Bequimão demonstrou benefícios levados às 11 comunidades já certificadas, como a Semana do Bebê Quilombola, que trabalha estratégias voltadas à primeira infância, com políticas públicas de saúde, educação, cultura e valorização da identidade do povo negro. Também foram apresentados os programas e projetos desenvolvidos em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Atualmente, são certificadas as comunidades de Ariquipá, Conceição, Marajá, Pericumã, Ramal do Quindiua, Santa Rita, Conceição, Sassuí, Juraraitá, Rio Grande e Mafra. Estão em processo de certificação os povoados de Boa Vista, Pontal, Santa Tereza, Águas Belas, Frexal, Monte Palma e Iriritíua.
Na próxima semana, serão visitadas as comunidades de Iriritíua e Boa Vista. Em Pontal e Santa Tereza, comunidades já visitadas, a socióloga da Fundação Palmares, Andréia Rabelo, dará continuidade ao trabalho, com uma visita técnica marcada para a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário