Buscando melhorar os
processos dentro da empresa, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar),
promove a Inversão de Organograma no município de Pinheiro, nesta quinta-feira
(20). Este tipo de ação visa identificar oportunidades de melhorias
relacionadas diretamente no atendimento ao cliente, e procura identificar
situações que só são conhecidas por quem, de fato, realiza as atividades no dia
a dia.
Mas como entender o que estes profissionais passam e perceber as oportunidades de melhoria dos processos, se não trocar, literalmente, de lugar com eles? Por isso periodicamente, os gestores da Cemar (Diretores, Gerentes e Executivos) vão a campo e acompanham de perto a atividades dos eletricistas, fiscais, entregadores de contas de energia, atendentes de agência, dentre outros, sem que o cliente saiba que está sendo atendido pelos gestores da Companhia.
Nessa ação é realizado o
acompanhamento de atividades como Corte e Religação, Visita de Relacionamento,
Atendimento Emergencial, Atendimento presencial nas Agências, Inspeção de
Obras, Operação do Almoxarifado e Inspeção de Segurança. Na sequência, todos
traduzem sua experiência de campo em um relatório, no qual constam as
oportunidades de melhoria observadas no processo.
“A Inversão do Organograma é
uma atividade riquíssima porque proporciona aos gestores a oportunidade de
identificar pontos de melhoria nos processos operacionais, traduzindo a
experiência de campo em ações de melhoria e reforçando os pontos fortes dos
processos.” diz Michele Teixeira, Gerente de Qualidade e Projetos da CEMAR e
responsável pela condução da atividade.
A programação com a
liderança da Cemar continua nesta quinta-feira, à tarde com a Reunião
Participativa com as empresas fornecedoras da Companhia e, na manhã de
sexta-feira (21) com os colaboradores próprios da Companhia, lotados na
regional em Pinheiro para que possam ser apresentados os resultados das ações
relacionadas ao último semestre.
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