Na manhã deste domingo (17), equipes das secretarias de Meio Ambiente e Cultura do município de Turilândia realizaram o mutirão de limpeza e conscientização sobre os impactos do lixo no Balneário Quebra Pote, o objetivo da ação foi alertar a população sobre os impactos negativos do descarte inadequado do lixo na saúde e no meio ambiente.
Durante o mutirão, os gestores das duas pastas junto aos servidores, percorreram as margens do rio, recolhendo lixo. Foram encontrados diversos tipos de resíduos, como garrafas plásticas, embalagens de alimentos, papelão, entre outros. Além disso, foram identificados pontos de descarte irregular de do lixo produzido por banhistas.
As equipes realizaram a entrega de sacos de lixos a banhistas e vendedores que comercializam os mais diversos produtos nos finais de semana no local.
Essa ação é parte de um esforço contínuo da prefeitura de Turilândia para conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente e preservar os recursos naturais. A poluição dos rios e a degradação do meio ambiente afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas e a fauna e flora da região.
O secretário de Meio Ambiente, Sergio Cigano, ressaltou a importância da participação da população nesse tipo de ação. “Todos nós somos responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente. É fundamental que cada um faça a sua parte, adotando práticas de recolher o lixo em que cada um produz durante o momento de lazer, no Quebra Pote evitando o descarte irresponsável de resíduos “, destacou.
Com o mutirão de conscientização, as secretarias de meio ambiente e cultura esperam sensibilizar a população sobre a importância de preservar o rio Turiaçu, buscando evitar a contaminação da água e a perda da biodiversidade local. Ações como essa são fundamentais para promover a educação ambiental e construir uma sociedade mais consciente e sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário