OMinistro do Turismo, Celso Sabino, se viu no centro de uma polêmica nesta quinta-feira, 14, ao ser flagrado fumando um cigarro eletrônico, popularmente conhecido como “vape”, durante uma reunião virtual.

A legislação brasileira proíbe o uso de cigarros eletrônicos em lugares fechados, conforme estabelecido por uma atualização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 1996, que ampliou a proibição para incluir os “vapes”. Além disso, desde 2009, a importação, venda e propaganda de cigarros eletrônicos são vetadas pela vigilância sanitária no país.

Celso Sabino foi convidado para participar de uma entrevista coletiva conduzida por Marcelo Freixo, chefe da Embratur, com o objetivo de divulgar o Painel de Dados do Turismo. No entanto, o ministro chegou atrasado ao encontro e, já em seu gabinete, foi flagrado conversando com outras pessoas enquanto utilizava o cigarro eletrônico.

Em resposta ao incidente, o Ministério do Turismo emitiu uma nota oficial, lamentando o ocorrido e alegando que o Ministro Celso Sabino “está lutando para se livrar do cigarro há cerca de um ano”.