sexta-feira, 13 de julho de 2018

Mirinzal e Cururupu inauguram Salas do Empreendedor

Os espaços de desburocratização dos processos mercantis, contam com agentes de Desenvolvimento capacitados pelo Sebrae.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destaca a importância das salas para desburocratizar os processos mercantis.
A região do Litoral Ocidental Maranhense acaba de ganhar dois novos locais de apoio e atendimento aos micro e pequenos empresários nas cidades de Mirinzal e Cururupu. Inauguradas no final da última semana, as Salas do Empreendedor dos dois municípios irão fortalecer a parceria entre as prefeituras municipais e o Sebrae no Maranhão, além de tornar mais eficiente e favorável o ambiente local para o surgimento de novos negócios.
Ambas as salas contarão com dois Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), capacitados pelo Sebrae para realizar os atendimentos. Com a inauguração em Mirinzal e Cururupu, o Maranhão passa a contar com 74 Salas do Empreendedor, sendo cinco delas na região do Litoral Ocidental Maranhense.
O prefeito de Mirinzal, Jadilson Coelho e equipe, a gerente do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e a gerente estadual de Políticas Públicas da instituição, Cristiane Correa comemoram a conquista para o município.
Uma maior proximidade entre Sebrae e prefeituras municipais para a execução de ações de políticas públicas tem sido uma estratégia da instituição, apoiada por sua diretoria executiva. Na região do Litoral Ocidental, o próprio diretor superintendente, João Martins tem costurado as articulações junto ao poder público, tendo o apoio da regional do Sebrae em Pinheiro e da unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.
“Diversos gestores já entenderam a importância e os benefícios que a Sala do Empreendedor traz para o empresariado dos seus municípios e saíram na frente implantando os espaços e fortalecendo os negócios locais. Mas continuamos com o nosso trabalho de levar informação e apoiar os prefeitos que, por ventura, ainda não tenham implantado a sala em seu município. Estamos avançando com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Maranhão, que tem a Sala do Empreendedor como um dos requisitos, e cremos que, em breve, o ambiente legal para o surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios será favorável em todos os 217 municípios maranhenses”, projetou Martins.
Em Cururupu, a prefeita Professora Rosinha, o diretor superintendente do Sebrae estadual, João Martins e a gerente da regional da instituição em Pinheiro, Graça Fernandes, inauguram a Sala do Empreendedor.
Serviços oferecidos
Promover e incentivar a legalização de negócios informais enquadrados na Lei Geral da MPE (Lei Complementar 123/2006), facilitar a abertura de novos negócios, regularizar atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI’s) são os principais focos da Sala do Empreendedor. O espaço é de responsabilidade das prefeituras municipais, mas recebem o total apoio do Sebrae, principalmente na capacitação dos ADLs.
“A Sala do Empreendedor é mais uma demonstração do quão forte é a parceria entre o município de Cururupu e o Sebrae. Apoiamos a implantação deste espaço por acreditar que ele só trará benefícios para os nossos empresários e para aqueles que desejam de alguma forma empreender no nosso município”, garantiu a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha.
Juntas as cidades de Mirinzal e Cururupu contam com aproximadamente 430 empresas, segundo dados do IBGE e mais de 400 empreendedores se enquadram na categoria jurídica de MEI.
“A Sala do Empreendedor é uma ferramenta importante para o trabalho de motivação do empreendedorismo e através dela estamos cada vez mais presentes na vida dos empresários, fortalecendo o vínculo do Sebrae com os pequenos negócios da região”, pontuou Graça Fernandes, gerente regional da instituição em Pinheiro.
QUADRO
Disponível na Sala do Empreendedor
– Informações e abertura de empresas;
– Formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs);
– Impressão da guia DAS do MEI;
– Apoio, divulgação e incentivo à participação de MPEs nas compras governamentais;
– Auxílio na declaração anual obrigatória do MEI;
– Cursos, capacitações e consultorias em parceria com o Sebrae e outras instituições e
– Serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário