quarta-feira, 18 de julho de 2018

Escritor pinheirense lança livros na APLAC nesta sexta, dia 20


O escritor e professor da rede estadual de ensino, o pinheirense José Carlos Gonçalves Filho lança, nesta sexta-feira (dia 20/07), na Academia Pinheirense de Letras e Ciências – APLAC dois dos títulos de sua produção literária. O lançamento, uma espécie de encontro entre o autor e suas origens, está marcado para as 19h.
Trata-se dos livros “Gera” e “Canto Calado”, descritos pelo autor como uma celebração à sua origem – a Baixada – e um convite aos leitores para um passeio por memórias que em boa hora ele compartilha com os pinheirenses.
Professor da rede estadual, Zé Carlos é pinheirense, um dos cinco filhos de José Carlos Gonçalves (Zé Carrinho) e D. Maria José. Formado em Letras Modernas pela UFMA, estudou no Colégio Pinheirense nos anos 80.
O autor hoje vive em São Luís, onde atua profissionalmente como professor de Língua Portuguesa, produção textual, literatura brasileira e portuguesa. Além de escritor, Zé Carlos atua também como revisor e letrista, uma trajetória praticamente desconhecida em Pinheiro.
Saudosismo, crítica social combinados com elementos de lirismo, melancolia, traduzem a infância, traços familiares, afetos e memória do autor a serem descobertas pelos leitores compõem a poesia de ‘Canto Calado”, que inova na linguagem e na forma de como as palavras se relacionam para transmitir uma ideia, para construir o espaço por onde trafegam a poesia de Zé Carlos.

Já o volume ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’ constitui-se de uma prosa-poética com narrativa marcada pelo mergulho na infância, narrado em linguagem universal que permite transcender ao mundo do autor, possibilitando a construção de proximidades entre este e seus leitores.

Convite feito, Zé Carlos vive a expectativa desse encontro com a cidade onde nasceu. “Até parece que o tempo não passou. Isso me faz um bem danado. Se soubesse, teria lançado os livros muito antes em Pinheiro”, explica o autor, numa celebração às origens que sinaliza a existência de vida inteligente na geração anos 80.

Salve Zé Carlos! E salve a iniciativa de compartilhar com Pinheiro esse momento marcante.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DOS LIVROS: Canto Calado e ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’
CATEGORIA: Poesia e Prosa-Poética
AUTOR: José Carlos Gonçalves Filho
DATA: 20/07/2018
LOCAL: Academia Pinheirense de Letras e Ciências – APLAC
HORÁRIO: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário