O Sebrae Nacional lançou uma petição online para que as pessoas possam manifestar apoio à derrubada do veto que impediu a aplicação das regras do Refiz para micro e pequenas empresas. Quase 7 mil pessoas já assinaram o documento e o deputado federal Victor Mendes (PDS-MA) é defensor da causa no Congresso Nacional.
No dia 5 de janeiro deste ano, o presidente Michel Temer vetou o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional. A medida havia sido aprovada no Congresso Nacional em dezembro de 2017. Na justificativa para o veto, o Poder Executivo afirmou que a sanção do projeto levaria ao não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outras questões da ordem econômica.
Por outro lado, o escritório de advocacia do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Brito, atendeu pedido do Sebrae Nacional e elaborou um parecer jurídico sobre o tema. O documento, com mais de 60 páginas, concluiu que o parcelamento das dívidas para os pequenos negócios é uma garantia constitucional e possui, ainda, respaldo do próprio STF.
Com o veto, mais de 600 mil empreendedores não tiveram a opção de parcelar suas dívidas com redução de juros e multas. Hoje, o total dessas dívidas ultrapassa os R$ 22 bilhões. Por esse motivo, o Sebrae Nacional lançou a petição online. O Congresso Nacional ainda fará a apreciação do veto.
Acesse AQUI o site do deputado federal, Victor Mendes, e saiba mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário