A soma dos tributos pagos pelos brasileiros em 2018 atingiu a marca de mais de R$ 300 bilhões neste sábado (10), às 9h10. É o que revela o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
No ano passado, o valor foi alcançado dois dias depois, o que significa que o painel já gira mais rapidamente neste início de 2018.
“Neste ano, a economia está em ritmo mais acelerado e a taxa de inflação também será superior, impulsionando a arrecadação. É imprescindível que não haja aumento de impostos, uma vez que a tendência da arrecadação já aponta para um crescimento, devido a esses fatores”, analisa Marcel Solimeo, superintendente institucional da ACSP.
Para ele, com a arrecadação se fortalecendo, com a arrecadação se fortalecendo, o governo ganha tempo para efetivar os ajustes fiscais indispensáveis para o equilíbrio das contas públicas.
O que daria para comprarSegundo a associação, com os R$ 300 bilhões arrecadados pela União, Estados e munícipios em impostos, daria, por exemplo, para comprar mais de 483,8 mil apartamentos de três quartos.
Também era possível pagar 10 salários mínimos por mês durante cerca de 2,646 milhões de anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário