terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Governo realiza sétima edição do Cuidar de Todos Oftalmo e contabiliza quase 700 atendimentos em Pinheiro

 

Moradores da região da Baixada Maranhense foram beneficiados com a sétima edição do Programa Cuidar de Todos Oftalmo, neste domingo (25), no Centro Educa Mais Dom Ungarelli, no município de Pinheiro. O atendimento foi promovido pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Do total de 695 atendimentos, 66 pacientes foram encaminhados para a realização de cirurgias de pterígio ou catarata e 579 pessoas puderam escolher, de forma gratuita, qual tipo de armação dos óculos pretendem usar. “Realizamos mais uma edição do Cuidar de Todos Oftalmo que é de suma importância para esta região”, ressaltou a coordenadora do Departamento de Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Suziane Viegas.

O objetivo da ação é, através do Cuidar de Todos Oftalmo, reduzir a demanda da região por esse tipo de serviço, que contou com consultas oftalmológicas e encaminhamento para cirurgia.

A aposentada Maria de Jesus Pinheiro Silva, de 59 anos, explicou que procurou a ação pois apresentava dificuldade ao ler a Bíblia. “Esta é a segunda vez na minha vida que passei num oftalmologista. Eu estava precisando e agora apareceu a oportunidade, eu abracei. Estou grata”, comentou.

Maria Gorete do Nascimento, 54 anos, moradora de Pinheiro, também procurou o mutirão por desconforto na região dos olhos. “O atendimento foi maravilhoso. É gratificante não só para mim como para todo mundo essa oportunidade de fazer essa consulta e ainda sair com os óculos”, pontuou.

Mais atendimentos

Esta edição contou, ainda, com a oferta dos serviços de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, sendo realizados 468 testes, 272 exames de glicemia e 266 aferições de pressão arterial. No total, 1.266 procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário