O deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) repercutiu, durante sessão plenária desta terça-feira (24), uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo, que traz um levantamento que identificou 108 cidades brasileiras com excesso de alunos cadastrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o parlamentar, três municípios maranhenses aparecem na lista, sendo eles: Santa Quitéria, Amapá do Maranhão e Serrano do Maranhão, este último administrado por Val Cunha, esposa do deputado estadual Cláudio Cunha (PL).
Segundo os dados das gestões informados pelas mesmas, Santa Quitéria, pasmem vocês; tem 23,2 % da população matriculada no EJA. Serrano 17% e Amapá do Maranhão 12,7 %. Quem que acredita em um negócio desse? A média nacional é de 1%. O que é que está acontecendo aqui?”, questionou Yglésio.
O deputado informou que encaminhará o levantamento ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) e solicitou que o órgão apure o caso.
“Nós vamos encaminhar para o Ministério Público esse levantamento, todos esses dados. E, claro, que as providências sejam tomadas a partir daí, mas é uma grande vergonha. E isso desmoraliza a distribuição dos recursos no país. E é por isso que o Maranhão não consegue vencer essas fileiras do analfabetismo”, afirmou Yglésio Moyses.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário