Deputado defende participação da ANTAQ e agência estadual, ação articulada do Governo do Estado e classe política, em favor de uma solução urgente. Segundo ele, a situação é insustentável e as soluções devem ser rápidas, porque os moradores da Baixada não suportam mais o tratamento humilhante e a falta de respeito nesse serviço.
Em pronunciamento duro no início da noite de ontem, 17/05, na Tribuna da Câmara, o deputado Victor Mendes/MDB cobrou energicamente uma solução definitiva, por parte do governo e dos empresários dos serviços de ferry boat para a questão da travessia para a Baixada.
Destacando que mais de 800 mil pessoas de uma ampla região dependem desse serviço, o deputado anunciou que vai propor audiência pública da Comissão de Transportes da Câmara Federal para tratar dessa questão, com urgência.
Segundo ele, o serviço precisa de melhorias, regularidade, segurança, higiene e respeito à dignidade dos usuários.
“Gostaria de chamar a atenção do Governo do Estado do Maranhão, na figura do Governador Carlos Brandão, para uma solução urgente para a questão do ferry boat na região da Baixada Maranhense. É um dos meios de transportes que liga a Ilha de São Luís a uma região de quase 1 milhão de habitantes, que vive uma situação de colapso e caos, já que as pessoas não estão conseguindo transitar nas embarcações, em número e condições insuficientes para atender à demanda”, ressaltou o deputado, observando que a tendência, caso não haja “uma solução rápida, é o agravamento da situação, com desdobramentos imprevisíveis”.
As soluções até agora adotadas, segundo ele, apenas maquiaram o problema e não foram capazes de trazer uma solução concreta. “Proponho ao Governador um comitê de crise urgente, com ampla participação da classe política, dos empresários, das agências reguladoras nacional e estadual, para que possamos dar uma resposta concreta à população da Baixada Maranhense”, defendeu ele.
Victor Mendes sugeriu ainda o envolvimento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ na formulação das soluções. “É um absurdo o que está acontecendo. São senhoras, senhores, crianças, idosos que dependem hoje desse transporte para várias situações, inclusive de saúde, que estão sem poder se deslocar e ter acesso à capital maranhense, fazendo a travessia de forma insegura e em condições humilhantes. E a classe política não pode se omitir deste problema. É hora de uma solução definitiva e eficaz”, concluiu o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário