Catarina Amorim Soares. 78 anos, nascida no dia 13 de fevereiro de 1941 no povoado Apertado municipio de Pinheiro. Esposa de jose martins Soares, Ze Macaco, Mae de 8 filhos, Muitos Netos e Bisnetos.
Desde a morte do seu esposo foi a guerreira mantendo uma tradição criada pelo saudoso Ze Macaco. O Tambor de Crioula. Uma das poucas tradições culturais ainda viva no município de Pinheiro. Durante 40 anos, foi ela com seus filhos a responsáveis pela manutenção do Tambor de Crioula. Era ela também desde o falecimento do seu esposo, a responsavel pela família.
Dona Catarina deixa saudades, mas, deixará viva e permanecerá viva na memória de todos os que gostam e dos que querem manter viva a tradição de uma família unida em torno da cultura do Tambor de Crioula. Gilmar, Doegnes, são a imagem de uma guerreira, que durante 40 anos, foi capaz de segurar sozinha, com determinação e zelo uma familia numerosa, sempre na direção do respeito e da consideração. Sentimentos hoje pouco utilizado pelas pessoas. Dona Catarina com a sua simplicidade e sempre de voz mansa, é e será sempre exemplo do que é e deve ser uma família sempre unida, voltada sempre para o espirito da cultura da nossa terra. Que essa força e a vontade da Dona Catarina, não se perca jamais. Foi 40 anos depois ao encontro do seu esposo, Ze Macaco, com a certeza de que cumpriu com dignidade a sua missão junto da sua familia, e da familia de todos os Pinheirenses de bem...descanse em paz e tenha certeza, de que a tradição deixada pelo seu esposo, mantida pela senhora durante 4 decadas, permanecerá viva com seus filhos, netos e bisnetos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário