As decisões do desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em mandar soltar investigados que estavam presos em Pedrinhas por desvios de recursos da saúde pública do Maranhão, causou um grande espanto devido sua relação com o governador Flávio Dino (PCdoB).
Ney Bello é amigo pessoal de Flávio de longas datas, inclusive de magistratura na Justiça Federal do Maranhão. Ele concedeu Habeas Corpus a três pessoas que foram alvos da Operação Pegadores, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal contra a gestão de Dino.
Marcus Eduardo Alves Batista e Péricles Silva Filho (médico) foram os primeiros a terem suas prisões revogadas pelo desembargador federal. Ontem, dia 22, o magistrado concedeu um HC para a pedetista Rosângela Curado – liderança política do governador em Imperatriz e sua ex-subsecretária de Saúde.
Em suas decisões, Ney Bello desqualificou a juíza Paula Souza Moraes, que determinou as prisões dos alvos da Operação Pegadores. Ela é substituta da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal no Maranhão.
Ao criticar em seu despacho a decisão da juíza, o desembargador federal disse que foi um “desnecessário espetáculo das prisões”.
Esperava-se que o desembargador Ney Bello fosse se declarar impedido para julgar por conta da sua relação com o governador, que tem criticado publicamente a ação da PF, inclusive até em tom de deboche com a federal. Reveja aqui.
AMIZADE
A relação de amizade entre o governador e o desembargador é pública e notória. Em junho de 2013, Flávio parabenizou Ney Bello pelo cargo de desembargador federal, em sua rede social. E quem fez questão de retuitar foi o secretário de Saúde, advogado Carlos Lula.
O magistrado não é só amigo do governador como também do seu irmão, o procurador federal Nicolao Dino. Em agosto de 2011, Flávio Dino anunciou em seu Twiiter o lançamento de um livro com o irmão Nicolao e com Ney Bello.
No começo de julho deste ano, Flávio participou do lançamento do livro intitulada de ‘Tusitala’, de Ney Bello. O lançamento ocorreu na Livraria e Espaço Cultura da Associação Maranhense de Escritores (Amei), no São Luís Shopping.
O governador foi acompanhado da primeira-dama Daniela Lima. O lançamento do livro do magistrado foi até destaque no site do governo. Veja abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário