terça-feira, 26 de março de 2013

SEBRAE reuniu prefeitos da Baixada com o Secretario Claudio Azevedo


Nesta quinta-feira, 21, o SEBRAE promoveu, em Pinheiro, o penúltimo Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Maranhão, reunindo 13 gestores do executivo municipal da Baixada Maranhense. Até agora, já foram realizados eventos similares em Balsas, Grajaú, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha e Barreirinhas, com mais de 1.200 participantes – dentre prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, representantes de instituições bancárias e universidades, além de profissionais da imprensa. O último encontro está agendado para o dia 2 de abril, na cidade de Rosário. 

O Encontro de Prefeitos aconteceu no auditório do SEBRAE, localizado no centro de Pinheiro. Estiveram presentes, prefeitos, presidentes de câmara, secretários municipais, representantes das instituições parceiras do SEBRAE como: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, além da AGERP, UFMA, UEMA, IFMA, CETECMA, UEMA, CDL, Associação Comercial, entre outros. 

Os prefeitos presentes dos municípios de Pinheiro, Mirinzal, Bequimão, São Bento, Bacurituba, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Guimaráes, Bacurí, Cajapió, Cedral e Olinda Nova, participaram de um amplo debate sobre desenvolvimento sustentável regional e implantação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, visando melhorar a gestão dos pequenos negócios e mostrar casos de sucesso na gestão pública onde o SEBRAE é parte integrante dessa iniciativa exitosa. 
Na ocasião foi apresentação pelo gerente regional, Wamberg Amaral, um portfólio de projetos do SEBRAE para a região, visando fomentar, capacitar e apoiar os pequenos negócios locais, sendo parceiros rumo ao desenvolvimento econômico da região.

Um dos convidados do encontro em Pinheiro é o consultor da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE, Yves Ribeiro, que já esteve no Maranhão na primeira rodada dos eventos. Ribeiro é ex-prefeito das cidades pernambucanas de Iguarassu, Itapissunga e Paulista e vai falar aos prefeitos da Baixada Ocidental Maranhense sobre sua experiência 26 anos à frente de uma administração municipal. Para ele, três princípios devem reger um gestor público: ser transparente para com o povo que o elegeu, gastar menos do que arrecada e ter como maior parceiro a comunidade. “Se o prefeito conseguir fazer isso, certamente, a população vai reconhecer o seu trabalho”, orienta Yves. 

A palestra vem ao encontro da proposta do SEBRAE com os eventos: despertar-nos gestões do executivo municipal a preocupação com o desenvolvimento territorial sustentável. Além das soluções educacionais, projetos, ações e programas de seu portfólio, o SEBRAE defende a regulamentação e implementação da Lei Geral Municipal das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte como fator decisivo para fomentar a economia local por meio dos pequenos negócios

Na programação aconteceu, ainda, uma mesa redonda com os gestores do executivo municipal. “Este foi o momento que oportunizamos aos prefeitos de apresentar seus projetos voltados ao desenvolvimento local. O SEBRAE coloca à disposição dos gestores toda a expertise do seu corpo técnico para apoiá-los nesse desejo de mudar o Maranhão e um dos instrumentos que viabilizam essa transformação é a Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Cláudio Azevedo – que também acumula a função de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Desde 2012, a implementação da Lei Geral nos municípios é uma prioridade do SEBRAE, e a instituição tem se concentrado em conscientizar os gestores municipais da importância para o desenvolvimento sustentável das cidades. “As microempresas são as maiores geradoras de emprego hoje em dia. As pequenas lojas, a pessoa jurídica do Empreendedor Individual, enfim, é uma quantidade muito grande de pessoas contribuindo para o desenvolvimento de suas cidades.

Cabe ao SEBRAE apoiar o processo de implementação, ou seja, ajudar os gestores do executivo municipal a tirar essa lei do papel, torná-la realidade, para que cada vez mais haja desenvolvimento, aumento de renda e geração de emprego no país”, reforça Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário