segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Férias com Segurança: Equatorial Maranhão alerta para cuidados essenciais com a eletricidade


Durante o período de férias escolares, é natural que crianças e adultos passem mais tempo em casa e isso aumenta a necessidade de cuidados extras com a energia elétrica. Situações simples do dia a dia, como o funcionamento de eletrodomésticos, carregamento de celulares ou uso de extensões, podem representar riscos quando não são observadas com atenção. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de identificar sinais de alerta, evitar improvisos e manter práticas seguras no ambiente doméstico.

De acordo com o Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, muitas ocorrências com energia elétrica podem acontecer no ambiente doméstico e, algumas atitudes, como estar atento aos indícios, podem ajudar a tornar a casa um local mais seguro. “Com o mundo tecnológico, as crianças passam mais tempo diante de telas e esse tempo de exposição aumenta durante as férias. No caso dos celulares e tablets, os pais precisam ficar atentos para que seus filhos não usem esses aparelhos conectados a tomada. Enquanto estiverem sendo recarregados e com sistema em processamento, pode haver um superaquecimento do aparelho, podendo causar acidentes. Outro ponto importante é utilizar carregadores certificados e aprovados pela ANATEL, antes do uso fazer uma inspeção visual para avaliar se há dano no cabo, prevenindo situações que podem causar choque”, alertou Gabriel.

*Confira dicas importantes para evitar acidentes com energia elétrica:*

Mantenha as crianças longe de tomadas e fios soltos;

Não utilizem tablets e smartphones durante o carregamento;

Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores, o adulto deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente pelo fio;

Dê preferência em plugar o carregador do celular em tomadas altas e fora do alcance de crianças;

Revisar periodicamente as instalações elétricas, com profissional habilitado, é fundamental para identificar e eliminar fios soltos, desencapados e conexões folgadas. “Orientamos que, nas residências com crianças e animais de estimação, sejam instalados protetores de tomadas para evitar acidentes com choques elétricos em tomadas que não estejam em utilização”, informou o executivo.



*Mais orientações para prevenir acidentes elétricos em casa:*

- Não sobrecarregue tomadas usando benjamins, também conhecidos como "T´s" e extensões. O ideal é contratar um profissional habilitado para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;

- Use protetores nas tomadas que não estão sendo utilizadas, isto reduz o risco de acidentes com que crianças e animais domésticos;

- Não deixe aparelhos eletrônicos em áreas úmidas ou molhadas;

- Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas pois, em caso de curto-circuito, eles podem pegar fogo rapidamente;

- Sempre que necessário, realize a manutenção preventiva de eletrodomésticos. Aquele leve choque ao encostar na máquina de lavar, geladeira ou qualquer outro aparelho, é sinal de que o equipamento precisa ser levado a assistência técnica especializada ou a instalação pode apresentar problemas.


Outra prática comum durante o período das férias escolares é a brincadeira com pipas, mas atenção: é necessária a supervisão de um adulto, além de não praticar a atividade próximo à rede elétrica, optando sempre por parques, praias ou áreas abertas.


*Movimento “Vc + Seguro”*

Essas orientações integram o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão, que visa ampliar o acesso à informação e conscientizar a população sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade.


A Equatorial Maranhão reforça ainda que, em casos de acidentes, a melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para a emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (SAMU). Caso o acidente ocorra com a rede de distribuição, entre em contato com a Equatorial Maranhão, por meio da Central de Atendimento (116), para que todas as medidas de segurança sejam adotadas para socorrer a vítima.   


É importante ressaltar que, ao seguir as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando incidentes e adotando novos hábitos, além de aproveitar melhor o tempo em família que o período de férias proporciona.


*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Nenhum comentário:

Postar um comentário