A pesquisa do Instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião, divulgada na noite desta segunda-feira (29), mediu a lembrança espontânea de voto para deputado federal e deputado estadual no Maranhão em 2026. Eis a íntegra (PDF – 3 MB)
O levantamento, que abrange a corrida para o Governo do Estado e Senado, revelou um panorama altamente pulverizado, com uma significativa presença de figuras tradicionais da política maranhense, mas também com um espaço cada vez maior para novas lideranças que estão expandindo sua atuação em nichos regionais e redes sociais.
A pesquisa foi realizada em um cenário espontâneo, onde o entrevistado responde de forma livre, sem que nenhuma alternativa ou nome de candidato seja apresentado a ele. Isso demonstra as intenções de voto “de cabeça”, ou seja, sem a interferência de listas de nomes, constituindo uma forma de analisar a memória e a preferência espontânea do eleitor.
Um exemplo disso é a disputa pelas 18 cadeiras do estado na Câmara Federal, em que, dos mais de 187 nomes citados espontaneamente no estudo, 45 foram os mais frequentemente citados. Já na corrida pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa, foram mencionados 329 candidatos, mas apenas 84 se sobressaíram.
Metodologia
O EPO, instituto que obteve uma taxa de 100% de acertos nas eleições de 2024, realizou 16.768 entrevistas com eleitores de todas as regiões do Maranhão a partir dos 16 anos, entre os dias 17 e 29 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 0,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Mais citados – Deputado Federal
Mais citados – Deputado Estadual


Nenhum comentário:
Postar um comentário