O prefeito de Bequimão, Zé Martins, participou no último sábado (5) da cerimônia de entrega de certificados aos alunos da terceira turma da Escola de Formação Quilombola “Negro Cosme”. O evento contou com a presença do vice-prefeito Professor Ivaldo, vereadores, secretários municipais, além de lideranças quilombolas de Bequimão, Central do Maranhão e Peri-Mirim.
A solenidade destacou a valorização do Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ) e celebrou a formação de lideranças quilombolas para a efetivação dos seus direitos constitucionais.
O curso foi realizado em parceria com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade (LIDA/UEMA), por meio do Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com apoio do UNICEF e da Prefeitura de Bequimão.
Ao todo, 26 alunos concluíram a formação e receberam os certificados das mãos das autoridades presentes. Também foram entregues certificados aos participantes da oficina “Primeira Infância Antirracista (PIA)”, uma ação promovida pelo UNICEF, Instituto Formação e MOQBEQ, com apoio da Prefeitura de Bequimão.
A cerimônia contou com representantes do UNICEF, MST/MA, LIDA/UEMA, do Programa de Cartografia Social/UEMA, além de lideranças comunitárias e quilombolas.
“Nossos parabéns a cada participante, a cada aluno que, com perseverança, concluiu sua capacitação. Essa conquista fortalece nossas comunidades quilombolas e o movimento social em nosso município e região. Nossa gestão segue comprometida com a melhoria dos índices sociais nos quilombos de Bequimão”, declarou o prefeito Zé Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário