terça-feira, 27 de novembro de 2018

Pinheiro receberá o I Seminário Regional de Gestão Financeira e Cooperativismo

O Sebrae é um dos realizadores do evento, que tem a proposta de discutir assuntos ligados ao cooperativismo de crédito, bem com a implantação de uma cooperativa no município.
A cidade de Pinheiro foi à escolhida para sediar no próximo dia 27 de novembro, a primeira edição do Seminário Regional de Pinheiro – Gestão Financeira e Cooperativismo. O evento é uma realização da Organização das Cooperativas Brasileiras no Maranhão (OCB/MA), do Sebrae Maranhão, por meio de sua unidade regional em Pinheiro e da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (ACIP), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP-MA) e da Federação das Cooperativas do Nordeste (FECOOP/NE).
O objetivo do seminário é discutir, entre outros assuntos, a possibilidade da implantação de um posto de atendimento de uma cooperativa de crédito em Pinheiro, que atenda ao público das regiões da baixada e do litoral ocidental maranhense.
O Sebrae Maranhão possui um projeto de desenvolvimento do cooperativismo financeiro, em execução atualmente, que tem como objetivo promover no estado a cultura do cooperativismo. Vale destacar o potencial da cidade de Pinheiro no segmento, por ser um polo regional, não apenas da baixada maranhense, mas da região do litoral ocidental como um todo.
O cooperativismo é um modelo de negócio onde todos os integrantes são vistos como donos da empresa. Na prática, quem decide entrar para o sistema faz um aporte de investimento inicial e utiliza serviços oferecidos pela cooperativa com preços mais atraentes, atendimento personalizado e a possibilidade de participação nos lucros da empresa, que no universo das cooperativas são chamadas de “sobras”.
Histórico
No Brasil, oficialmente, o movimento cooperativista teve início em 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto — cujo foco era o consumo de produtos agrícolas. A primeira cooperativa de crédito do Brasil data de 1902, quando o padre suíço Theodor Amstad fundou a Sicredi Pioneira, que continua em atividade até hoje, com sede em Nova Petrópolis (RS).
Programação
18h30 – Credenciamento
19h00 – Solenidade de abertura:  Sistema OCB-MA/SEBRAE/ACIP/SICOOB/SICREDI
19h10 – Palestra: Gestão de Finanças Pessoais / Educação Financeira – Banco Central
20h00 – Palestra: Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – OCB-MA
20h50 – O cooperativismo financeiro no Maranhão – SICOOB / SICREDI
21h40 – Debates e Esclarecimentos
22h00 – Coquetel de encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário