quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bequimão recebe motoniveladora da governadora Roseana e do ministro do Desenvolvimento Agrário

O prefeito Zé Martins ganhou mais um reforço para a maior obra de recuperação de estradas vicinais da história de Bequimão. Nesta segunda-feira (30), ele recebeu da governadora Roseana Sarney e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, uma motoniveladora, adquirida por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade de entrega foi realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Tirirical), em São Luís.
Bequimão está entre os 202 municípios maranhenses com até 50 mil habitantes beneficiados por cerca de R$ 210 milhões em transferência de máquinas. No total, foram 744 equipamentos doados pelo governo federal aos municípios do Maranhão, que incluem caçambas e patrolas. “É um Apoio aos municípios para assegurar a capacidade de mobilidade rural e a capacidade das prefeituras fazerem a manutenção das estradas vicinais. Buscamos criar condições para que vocês possam realizar, em conjunto com as comunidades, de recuperar as rotas de escoamento da produção”, afirmou o ministro.
Nas mesmas estradas por onde escoam os produtos agropecuários, passam estudantes que sonham com um futuro melhor. “Cada estrada vicinal que melhora é o pais que melhora. Por isso, vamos continuar doando máquinas que ajudem efetivamente o trabalho de vocês. Não vejam só pneu e aço; enxerguem felicidade e prosperidade para as comunidades que vocês lideram”, disse Rosseto aos prefeitos, enfatizando que já está sendo planejado o PAC 3.
Para a governadora Roseana Sarney, a parceria entre o governo federal, estadual e municípios está fazendo o Maranhão crescer e se desenvolver. “É o Estado que mais cresceu no Brasil, em 15%. Com a união dessas três esferas e as comunidades, estamos conseguindo levar o Maranhão a ser um estado respeitado e forte na nossa federação”, frisou Roseana, que exemplificou esse crescimento com o recorde da safra de grãos deste ano, prevista para alcançar 4 milhões de toneladas.
Roseana destacou, ainda, a construção de mais de 80 hospitais, até o final de seu governo, sendo 62 deles com 20 leitos, como o que será inaugurado em Bequimão, além de 10 UPAs. “Estamos fazendo o maior programa de saúde do Brasil”, garantiu a governadora. Em parceria com os municípios, estão sendo recuperados 12.500 km de estradas vicinais. “Abrindo o Maranhão de estradas, para que o pequeno produtor rural possa gerar renda, emprego, ter uma vida melhor, que é isso que a gente quer”, assegurou (clique na foto para assistir mensagem da governadora para o povo de Bequimão).
O prefeito Zé Martins, ao receber mais uma máquina, ressaltou o apoio que tem recebido do governo do Estado. “Temos no governo Roseana Sarney um grande aliado para beneficiar Bequimão. Já iniciamos o trabalho nas estradas vicinais do município, fazendo a recuperação dessas vias com a melhor qualidade. Queremos que os moradores da zona rural tenham melhores condições para escoar sua produção, ir à escola ou mesmo buscar um serviço de saúde”, afirmou o prefeito.
INVESTIMENTOS
Somente no Maranhão, o investimento na aquisição das motoniveladoras somam R$ 55,3 milhões. As máquinas fazem parte de um conjunto de equipamentos visando à conservação contínua das estradas vicinais, que interligam o meio rural às cidades. A entrega beneficiará quase 1 milhão de habitantes da zona rural do estado, sendo 113 mil agricultores familiares. Essa ação marca o encerramento do PAC 2 no Maranhão.
O evento contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes; de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, deputados federais e estaduais, secretários estaduais Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), José Ribamar Vieira (Casa Militar) e Rodrigo Valente (Articulação Política em exercício); dezenas de prefeitos; vereadores e lideranças políticas e comunitárias. O secretário de Articulação Institucional e Projetos Especiais, Sidney Bouéres, também esteve na solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário