A Operação Semana Santa desenvolvida pelo Estado nos
terminais de embarque de ferry-boat, do dia 1º até a terça-feira (7), registrou
uma movimentação de 52.446 pessoas e 7.325 veículos, que atravessaram a Baía de
São Marcos no feriadão. As ações foram coordenadas pela Empresa Maranhense de
Administração Portuária (Emap) com participação do Corpo de Bombeiros,
Detran-MA, reforço da Polícia Militar e apoio da Secretaria Municipal de
Trânsito e Transportes (SMTT).
“Tivemos um balanço positivo com o novo
fluxo de embarque adotado no Terminal da Ponta da Espera funcionando conforme o
esperado”, afirmou o gerente de Terminais Externos da Emap, Glauco Vaz. Ele
destacou que desde o início da gestão Flávio Dino, a Emap está desenvolvendo
ações integradas com as instituições parceiras para evitar desconforto aos
passageiros, ocasionados no período de aumento da demanda.
Além da reordenação do fluxo de passageiros,
com atenção às prioridades de embarque, a estratégia contemplou o combate à
superlotação de ônibus e vans, com reforço policial e organização do tráfego,
além de uma ambulância, blitz de educação no trânsito e instalação de banheiros
químicos para apoio na espera pelo embarque.
Plano integrado
Desde o carnaval – período em que ocorre o
maior fluxo de pessoas nos terminais – a gestão estadual colocou em ação um
plano integrado de melhoria para os terminais, que contou com a participação do
Detran-MA, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Rodoviária Federal,
Secretaria de Estado de Cultura, em conjunto com as operadoras que atuam nos
terminais, além de parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria
Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos
(Semosp).
A força-tarefa emergencial possibilitou a
recuperação asfáltica e melhoria da iluminação pública do trecho de acesso ao
terminal da Ponta da Espera, o que proporcionou mais segurança aos usuários. O
projeto para os terminais integra um plano de ação mais amplo, que prevê
melhorias de infraestrutura tanto para o Terminal da Ponta da Espera quanto
para o Cujupe.
Obs: O problema não era somente a iluminação
ou tapar alguns buracos. O problema maior é o descaso com que os proprietários
e funcionários dos ferrys tratam os passageiros. Nisso nada, absolutamente nada
mudou...
Nenhum comentário:
Postar um comentário