O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou, nesta segunda-feira (28), que o município de Bequimão agora integra o Mapa do Turismo Brasileiro. O reconhecimento tem validade de um ano.
Mas, você sabe a importância dessa certificação? O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento de políticas públicas. Ou seja, se um município quiser participar da Política Nacional de Turismo, ser beneficiário das ações do MTur ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão é necessário estar oficialmente no Mapa.
O prefeito João Martins comemorou bastante a inclusão de Bequimão no Mapa do Turismo Brasileiro. Segundo ele, a certificação representa um grande avanço para o município. Não é pra menos. Estamos falando da porta de entrada da Floresta dos Guarás, região repleta de atrativos naturais e culturais.
“Bequimão foi categorizado como sendo parte do Pólo Turístico Floresta dos Guarás, região que engloba também os municípios do Litoral Ocidental Maranhense, pelas características naturais e culturais semelhantes. Para a gente, é motivo de orgulho e felicidade poder receber essa certificação, uma vez que ela representa também a possibilidade do nosso município ter o desenvolvimento da sua atividade turística estimulada”, destacou o prefeito de Bequimão.
De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, o município tem 5.092 visitantes domésticos. Essas são as pessoas que valorizam a cultura, a história e todos os traços locais. A modalidade turística estimula o setor internamente. Além disso, garante inúmeros benefícios à população, fortalecendo o comércio e a economia da região visitada.
A intenção, conforme conta o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, é ampliar cada vez mais essa proposta. Um trabalho que ganha força com a inclusão de Bequimão no Mapa do Turismo. Em 2019, a Prefeitura de Bequimão já havia assinado um termo de cooperação técnica junto ao Instituto Federal do Maranhão - Campus Alcântara, para a elaboração do inventário turístico do município.
“O objetivo foi levantar o potencial turístico e identificar oportunidades para atrair investimentos e gerar emprego e renda para o nosso município. O que já consideramos um grande avanço, porque este documento deve trazer informações sobre infraestrutura de apoio ao turista, formação histórica, economia, meios de acesso, entre outras informações. Essa certificação do Mapa do Turismo Brasileiro chega para coroar esse conjunto de esforços em prol do desenvolvimento turístico de Bequimão”, completou o secretário Rodrigo Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário