Após pagar R$ 2.570.465,09 em 2015 e renovar o contrato no
valor de R$5,6 milhões em 2016 com a Heringer Taxi Aéreo, o governo Flávio Dino
lançou nesta terça-feira (14), um novo edital para contratação de aeronaves,
sendo um jato executivo e outra turbo hélice. No novo contrato está estipulado
um valor de R$ 7.732.800,00. Porém o que chama atenção é a necessidade da
administração estadual contratar duas aeronaves as vésperas de 2018, ou seja,
sugere que os aviões podem ser utilizados por secretários/candidatos a fim de
viabilizarem suas candidaturas para a próxima eleição estadual.
O contrato deve beneficiar principalmente os
secretários/candidatos a deputado federal e estadual do PCdoB, uma vez que o
partido tem uma meta estratosférica de ampliar sua bancada.
Para uso do jatinho executivo, está previsto a rodagem de 144
mil km por ano, o que equivale a pelo menos 61 viagens de São Luís ao aeroporto
de Guarulhos em São Paulo, como é especificado no próprio edital. Já para a
aeronave turbo hélice está sendo estipulado o uso por 240 horas de voo por ano.
O segundo avião seria usado basicamente no Maranhão e poderia atingir quase 200
viagens, uma vez que a distâncias entre cidades maranhenses não possibilitam
que voos sejam superiores a duas horas.
A licitação da contração das aeronaves vai acontecer no dia 24
de fevereiro, um dia antes de começar o carnaval, não tinha data melhor para
celebrar uma farra. A empresa que deve vencer o pregão presencial deve ser uma
do sul do país que já tem expertise em jatinhos executivos.
Outra peculiaridade do edital da licitação é a exigência para
que as duas aeronaves possuam no minimo sete lugares para passageiros, ou seja,
a farra vai contemplar muitos membros do executivo estadual.
Vale lembrar também que no inicio do seu governo, Flávio Dino
(PCdoB) anunciava a todos os cantos que estava dispensando o uso de jatinhos
para suas viagens interestaduais, inclusive utilizava as redes sociais para
divulgar sua postura, porém o que se percebe é exatamente o contrário, o gasto
de milhões com jatinhos executivos e aviões bi-motores.
Quando o comunista ainda não era governador, ele afirmava: “se eu tivesse em um jatinho eu estava
só nesta viagem gastando R$49 mil, prefiro não gastar e revertê-lo em obras e
mais saúde para o nosso povo que foi sofrido durante esse tempo todo”. Foi
só entrar no Palácio dos Leões que ele esqueceu esse pensamento.
Aeronaves
Jatinho
executivo – Aeronave
biturbina com capacidade mínima para 07 (sete) passageiros (não sendo
considerado para tal quantitativo o assento sanitário – potty seat) e 02 (dois)
tripulantes (piloto comandante e copiloto), com autonomia para voos diretos nos
trechos São Luís-Ma (SBSL)/São Paulo-SP (SBSP – AEROPORTO DE CONGONHAS), no
trecho São Paulo-SP (SBSP – AEROPORTO CONGONHAS)/São Luís-MA (SBSL), São
Luís-MA (SBSL)/São Paulo (SBGR – AEROPORTO GUARULHOS) e São Paulo (SBGR –
AEROPORTO GUARULHOS)/São Luís-MA (SBSL).
Avião
turbo hélice – Aeronave bimotora, turbo-hélice com
capacidade para no mínimo capacidade mínima para 06 (seis) passageiros (não
sendo considerado para tal quantitativo o assento sanitário – potty seat) e 02
(dois) tripulantes (piloto comandante e copiloto), autorizada na categoria
Transporte Aéreo de Passageiros (TPX), que opere em pistas pavimentadas e não
pavimentadas (cascalho) com 1300 m (mil e trezentos metros), alcance mínimo de
2.300 km (dois mil e trezentos quilômetros). A Aeronave ficará baseada no
Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado em São Luís-Ma, à disposição da
Contratante, em regime de exclusividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário