sexta-feira, 12 de abril de 2024

Empresário cria monopólio do ‘peixe’ com empresas registradas em nome de laranjas

 

Empresário cria monopólio do ‘peixe’ com empresas registradas em nome de laranjas.

É cada vez mais comum observamos a distribuição de peixes por vereadores, deputados, prefeitos, e pessoas ligadas ao governo do Estado.

O volume da distribuição chama atenção e vem acontecendo com cada vez mais frequência durante vários períodos do ano. Mas, o que talvez pouca gente saiba é que todo este volume vem em sua maioria de uma única pessoa.

Trata-se do empresário Luís Cláudio de Moraes.

De acordo com minuciosa investigação do Blog do Maldine Vieira nos últimos dias, o empresário criou um verdadeiro monopólio no ramo de vendas de pescados para o poder público.

O que chama atenção, entretanto, é que todo este monopólio foi constituídos através de empresas registradas em nome dos chamados ‘testas de ferro’, ou ‘laranjas’.

Segundo investigações do blog, o empresário controla pelo menos 2 empresas que possuem contratos multimilionários no governo do Estado. Uma terceira que fazia parte do rol de negócios foi declarada INAPTA por omissão de declaração em junho de 2022.

Apesar da forte atuação no governo Brandão, foi no governo do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que Luís Cláudio caiu no radar dos Órgão de Controle.

Em setembro de 2023, o Ministério Público do Maranhão ofereceu denúncia contra o empresário, um secretário municipal e outras 10 pessoas por irregularidades na aquisição de pescados. À época, os contratos somavam cerca de R$ 14 milhões.

O que chamou atenção do titular deste blog, no entanto, é que grande parte dos denunciados eram filhos e familiares do empresário, que, à época, figuram como sócios/sócio-administradores de empresas que agiam em conluio para fraudar licitações para vende de pescados.

Todos os envolvidos na trama viraram réus na Justiça, entre eles o jovem Danilo Rafael Ferreira Moraes, filho de Luís Cláudio e pré-candidato a prefeito do município de Cedral-MA.

Hoje, poucos meses após virar réu na justiça, o empresário ‘abocanha’ mais um contrato milionário no governo. Este e outros assuntos, no entanto, serão abordados nas próximas matérias!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário