quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Semana de Cultura Popular será realizada em Alcântara e São Luís

As cidades de Alcântara e São Luís irão sediar, entre 26 e 29 de setembro, a Semana de Cultura Popular, evento que este ano comemora os 35 anos de fundação do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, ligado à pasta de Cultura do Governo do Maranhão.
Com debates, rodas de conversa, exposições, oficinas, exibição de documentários e apresentação de trabalhos acadêmicos, o evento já faz parte do calendário cultural do estado e anualmente promove ações de valorização e preservação da memória e cultura popular no Maranhão. As atividades vão acontecer no Centro de Cultura Popular e Casa do Maranhão, em São Luís, e no Museu Histórico de AlcântaraCasa do Divino em Alcântara.
Para Carlos Lula, gestor de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o destaque do evento fica por conta da variedade de temas e dos debates no contexto acadêmico.
“Várias mesas redondas com temáticas diferentes serão apresentadas, como a questão do reggae inserido na cultura popular, perspectiva do carnaval maranhense, embarcações artesanais e liberdade religiosa”, pontua Carlos.
“Outra novidade são as três sessões para apresentação de trabalhos acadêmicos, uma oportunidade para acadêmicos e pesquisadores interessados na preservação e discussão da rica e variada cultura popular maranhense”, acrescenta.
INSCRIÇÕES
Interessados em participar das sessões de trabalhos acadêmicos, têm até o dia 25 deste mês para enviar propostas para o email spc@sectur.na.gov.br, conforme critérios exigidos. Podem participar pesquisadores de graduação, pós-graduação e profissionais de Ciências Sociais, Comunicação, História, Geografia, Turismo e áreas afins.
O Lúdico e o Religioso na Cultura Popular, Artesanato Popular e Medicina Popular são os temas abordados. Os critérios de participação podem ser consultados no site da Sectur: www.sectur.ma.gov.br.
EM ALCÂNTARA
Em Alcântara, vai ter roda de conversa com as caixeiras, bandeirinhas e outros festeiros da Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Maranhão. Outro destaque é a palestra ‘O Artesanato da Fibra de Buriti e o Barro de Itamatatiua’ com a pesquisadora convidada Nildelea Araújo Morais.
Outras atividades contemplam exposição e visita guiada à Casa do Divino e exibição do documentário ‘Antônio de Coló, o Divino Artista’. A programação acontece no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino, Praça da Matriz, Centro da cidade.
A programação completa está no site da Sectur. Mais informações nos telefones 98-3218-9924 ou email scp@sectur.ma.gov.br para São Luís e 98-99189-0199 para Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário