sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dia Municipal do Bumba Meu Boi


Tramita no Plenária da Câmara Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal do Bumba Meu Boi, a ser comemorado anualmente no dia 30 de junho, passando a data a constar no Calendário oficial de Eventos do Município de Pinheiro.
O Projeto do vereador Gilmar Soares, diz que o Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas manifestações do folclore brasileiro e que segundo os historiadores, essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas diversas variações regionais do Bumba Meu Boi. .
O Prefeito José Arlindo afirmou a esse blog que sancionará a Lei no próximo dia 30 de junho, durante a apresentação de grupos de Bumba Meu Boi no Parque do Povão.
“A festa do Bumba-Meu-Boi é uma tradição que se mantém desde o século XVIII e arrasta maranhenses e visitantes por todos os cantos do Maranhão, durante o mes de junho. Em Pinheiro essa festa também já se tornou uma tradição. Na cidade já existem grupos de Bumba Meu Boi nos sotaques de Zabumba, de Orquestra e até de Matraca, e a cada ano novos grupos estão surgindo. Para dar maior incentivo a esses grupos, estaremos sancionando essa Lei, uma forma de incentivar mais ainda essas manifestação cultural e a cultura como um todo” afirma o prefeito Zé Arlindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário