sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prorrogada até dia 30 de junho a I Etapa da Vacinação contra a Febre Aftosa


Foi prorrogada para até o dia 30 de junho a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em todo o Estado do Maranhão. O anúncio da prorrogação foi feito, nesta sexta-feira (29), pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Afonso Fernandes, durante Assembléia Geral Ordinária da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema).

A medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após solicitação da Sagrima, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e também da Associação de Criadores (Ascem) e Faema, que enviaram documentação alertando da necessidade de prorrogação da campanha. “Nós solicitamos a prorrogação por conta das fortes chuvas que estão caindo no Estado, o que está prejudicando a campanha, pois os criadores estão enfrentando dificuldades no transporte das vacinas e também no acesso aos currais para os procedimentos de vacinação do rebanho”, justificou Afonso Ribeiro.

O diretor geral da Aged, Luiz Augusto dos Santos Almeida, ressaltou que o Ministério autorizou a prorrogação até o dia 30 de junho, mas que o prazo para comprovação da vacinação por parte do criador é até o dia 07 de julho. “O criador que vacinar seu gado tem que procurar um dos 217 postos da Aged para comprovar a vacinação”, explicou ele.

Dentro da nova estratégia de fomentar o agronegócio no Maranhão com a criação da Sagrima, por parte da governadora Roseana Sarney, foi assinado durante a Assembléia Geral, um protocolo de intenções de parceria entre a Sagrima e seus órgãos vinculados, Aged e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e a Faema, para implementar as ações voltadas para o agronegócio maranhense, incluindo os cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Para este ano, o Senar está prevendo a realização de 1.200 cursos em todo o Estado. Destes, 50 treinamentos serão destinados ao correto procedimento de vacinação de animais, o que vai auxiliar na campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Como parte da programação da Assembléia Geral Ordinária da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, o presidente José Hilton discutiu a Reforma do Código Florestal Brasileiro e anunciou o lançamento do Programa Inclusão Digital, com a instalação de salas de aulas de informática com 11 computadores de última geração nos Sindicatos dos Produtores Rurais. “No próximo mês iremos lançar o Programa Útero é Vida, voltado para a prevenção do câncer do colo do útero da mulher rural” informou.

Participaram da Assembléia Geral Ordinária, da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, o deputado federal Pedro Fernandes; os diretores gerais da Aged, Luiz Augusto Almeida e da Agerp, Tadeu Lima; o superintendente Federal da Agricultura, Fernando Machado e mais de 100 lideranças rurais (delegados representantes e presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais filiados à Faema).


Nenhum comentário:

Postar um comentário