segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Governador Carlos Brandao volta a Pinheiro e assinará certificação do Festejo de Santo Inácio como Patrimônio Imaterial do Maranhão Projeto de Lei do Deputado João Batista Segundo

Governador Carlos Brandao volta a Pinheiro e assinará   certificação do Festejo de Santo Inácio como Patrimônio Imaterial do Maranhão Projeto de Lei do Deputado JoãoBatista Segundo. 

O Governador Carlos Brandão, está em Pinheiro e amanhã pela manhã 30, assinará na Paróquia da Catedral na Praça da Matriz em ato solene, a tão desejada Certificação do Festejo do Padroeiro de Pinheiro, Santo Inácio de Loiola, como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. Projetos de Lei do Deputado Joao Batista Segundo, aprovado pelos Deputados em plenário no dia 22 de fevereiro de 2024 (veja decreto abaixo).

Com essa certificação o festejo do Padroeiro de Pinheiro, de 22 a 31 de julho, entrará também no calendário cultural Imaterial dos grandes eventos religiosos do Maranhão. Essa certificação além de valorizar, vai ajudar na divulgação e aumento na participação de católicos devotos do  Maranhão e de outros estados da região.

Para o Pároco da Catedral de Santo Inácio o Pe. Domingos, é a realização de um sonho e o fim de uma grande batalha travada pela comunidade católica devota de Santo Inácio. Pe. Domingos agradece ao Governador Carlos Brandão pela deferência de vir a Pinheiro assinar a tão sonhada e desejada certificação.

Em maio deste ano, o festejo foi estabelecido como Patrimônio Cultural Imaterial através da Lei Estadual No 12.292/2024 aprovada pela Assembleia Estadual, Decreto de Lei do Deputado João Batista Segundo em 22 de fevereiro de 2024. Com o reconhecimento realizado pelo Executivo Estadual, a manifestação cultural passa  a ter sua identidade ainda mais fortalecida pelo poder público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário