terça-feira, 20 de agosto de 2024

Fórum Eleitoral de Cururupu promove reunião para orientar partidos políticos sobre as Eleições 2024.

 

O Fórum Eleitoral Desembargador Dr. Jose Pires da Fonseca, realizou amanhã da última sexta-feira, dia 16 de agosto, no Salão do Júri, uma reunião de alinhamentos e esclarecimentos sobre às Eleições 2024, aos dirigentes de partidos políticos de Cururupu. A reunião foi presidida pelo Juiz eleitoral, Azarias Cavalcante, e contou com a participação da Chefa do Cartório Eleitoral, Rafisa Goulart.

Estiveram presentes o Delegado de Polícia Civil, Comandante da Polícia Militar e representante do Ministério Público. Assim como lideres dos partidos políticos e suas respectivas coligações com seus candidatos a majoritária e ao legislativo.

O juiz, Azarias ressaltou o desejo de que as eleições sejam “limpas e leais”. E recomendou agilidade e cuidado na apresentação das informações conforme calendário eleitoral.

Deixou claro que a lei é para todos, pois a justiça está de olho e combaterá as possíveis violações, assim como as Propagandas Eleitorais que estiverem em desacordo com a Resolução Eleitoral 23.610/2019.

Destacando as preocupações com a propaganda na internet, como as Fake News, propaganda na internet denegrindo os candidatos tudo é proibida passivo das aplicações legais. O juiz, alertou sobre os carro de som e trio elétrico, comícios, reunião, carreata e passeatas estão liberadas desde que obedeçam a legislação e o nível de 80 decibéis permitido.

A AMA+ Cururupu, encaminhou ofícios a Justiça Eleitoral pedindo o cumprimento da lei que proíbe fogos, Dr. Azarias, reforçou e pediu aos grupos políticos que orientem seus seguidores e as coordenações de campanha para que obedeçam as legislações e as recomendações da justiça eleitoral local, pois foguetes são proibidos em todo o território maranhense. Propaganda em bens públicos, igrejas, comércios, escolas, etc está proibida também.

Distribuição de matéria publicitário das campanhas tem que ter CNPJ, número de tiragem, e CPF ou CNPJ da gráfica, obedecendo aos critérios podem ser entregues normalmente, comícios, reuniões, passeatas poderão acontecer normalmente desde que informada às autoridades policial e o Fórum Eleitoral.

Os candidatos a majoritária Aldo Lopes (Republicanos) e Katma Belém (União Brasil), consolidarão forças para o cumprimento da legislação e das orientações da justiça eleitoral.

Está proibido, menores no controle de veículos, assim como crianças participarem de propaganda eleitoral como panfletagem etc.

Rafisa Goulart acrescentou que o Plantão no Fórum Eleitoral já iniciou, pediu às coligações que fiquem atentas ao Calendário Eleitoral e que obedeçam todos os prazos.

Ficou agendado para a próxima quinta-feira, dia 22 uma reunião para tratar do horário eleitoral, divulgação e plano de mídia das propagandas eleitorais. Reunião será na quinta-feira, às 9 horas da manhã no Fórum Eleitoral. Pois dia 29 de agosto inicia a propaganda eleitoral no rádio e na tv.

Rafisa, finalizou pedindo que os representantes das coligações e partidos possam acessar o sistema da justiça e fazerem as correções o mais breve possível. Até o fim do dia de hoje todos os registros serão publicados pela justiça eleitoral. As eleições serão acompanhadas pelo Exército Brasileiro e demais forças de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário