segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

LIDERANÇAS DA BAIXADA LANÇAM 1ª ZONA ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO QUILOMBOLA (ZEDEQ.MA)

 


Um dos estados com maior número de comunidades quilombolas do país, Maranhão ganha uma Região Especial Quilombola

O Maranhão é um dos estados com mais terras quilombolas em processo ou tituladas. Tem cidades como Serrano do Maranhão, com 94,8% da população de origem quilombola. E municípios como Alcântara, que possui o maior número de quilombos do Brasil, com quase 200 comunidades, onde vivem mais de 3,3 mil famílias, totalizando mais de 22 mil pessoas. Tem riquezas naturais, mas muita desigualdade. 

Para mudar essa realidade, um grupo independente de lideranças quilombolas criou a “Região Especial Independente Quilombola do Brasil”, que já nasce com uma das maiores áreas e número de comunidades quilombolas do País. E esta nova Região será a base da primeira 1ª ZONA ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO QUILOMBOLA (ZEDEQ.MA). 

Essa nova Região nasce com o apoio de lideranças independentes de municípios da Baixada e das Reentrâncias maranhenses, mas pretende reunir representantes de todos os municípios do estado do Maranhão, como dos Vales de Itapecuru e Mearim. 

O objetivo é estimular que as próprias comunidades quilombolas da região possam escolher, lutar e construir seu próprio modelo de desenvolvimento. A criação de uma região socioeconômica lança luz sobre os problemas, mas também sobre como criar soluções e oportunidades. 

Ser a primeira “Região Especial Independente Quilombola do Brasil” é uma ideia-força de resgate desta parte do País tão desigual, que apresenta indicadores socioeconômicos dentre os municípios mais pobres do Brasil. Mudar essa realidade é um compromisso e um reconhecimento da luta secular destes povos! 

É o que defendem as lideranças que compõe essa iniciativa, que reúne representantes de entidades da sociedade civil e da academia, funcionários públicos, autônomos, empreendedores, artistas, agricultores, comerciantes, comunicadores, empregadas domésticas, cuidadores, profissionais da educação, saúde, segurança pública, liberais, entre outros.     

A Região nasce com redes sociais Instagram e Facebook(@zedeqc.ma) e TikTok (zedeq22) para divulgação das suas atividades, que detalha a criação da ZEDEQ.MA e das agendas que serão realizadas e que estão abertas a todos aqueles que possam ajudar nesta luta para melhorar a vida das comunidades quilombolas, mas também reconhecer sua importância cultural e econômica. 

A proposta da 1ª ZONA ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO QUILOMBOLA (ZEDEQ.MA) nasce com oito eixos transversais: 

1 – INSTITUCIONAL (GOVERNANÇA) - CRIAÇÃO DO FÓRUM DE CIDADES COM PRESENÇA QUILOMBOLA; CRIAÇÃO DO FÓRUM DE MULHERES QUILOMBOLAS; CRIAÇÃO DO FÓRUM DE JOVENS QUILOMBOLAS; CRIAÇÃO DO FÓRUM DA MELHOR IDADE QUILOMBOLAS; E CRIAÇÃO DE UM CENTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NAS QUESTÕES QUILOMBOLAS.

2 - ORDENAMENTO TERRITORIAL – CRIAÇÃO DE UMA FORÇA-TAREFA INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE REGULARIZAÇÕES DE TERRAS QUILOMBOLAS; E CRIAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS ON-LINE COM ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS, BEM COMO DAS SOLUÇÕES ALCANÇADAS; CRIAÇÃO DE META DE CIDADES COM 100% DE TERRITÓRIOS REGULARIZADOS.  

3 – SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – CRIAÇÃO DO PLANO TERRITORIAL PARTICIPATIVO SUSTENTÁVEL; CRIAR UMA PLATAFORMA DIRETA DE VENDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS ASSOCIADA AO SELO QUILOMBOLA ESTADUAL E NACIONAL, BEM COMO DO FAIR TRADE, SELO INTERNACIONAL.

4 – SOCIOECONÔMICO (INFRAESTRUTURA, PESCA E TURISMO) - ELABORAR PLANO REGIONAL, ESTADUAL, NACIONAL E INTERNACIONAL DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO, NAS SEGUINTES ÁREAS PRIORITÁRIAS: INDÚSTRIA PESQUEIRA (PORTO/PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO MANUFATURADA); TURISMO (COM FOCO EM EXPERIÊNCIA E HOSPEDAGEM EXCLUSIVA, COMO EM FERNANDO DE NORONHA); E DE INFRAESTRUTURA (LIGAÇÃO EXTERNA VIA MAR E AÉREO – HUB DE LOGÍSTICA).  

5 – INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (P&D) - ELABORAR PROJETO DA REGIÃO PARA SEDIAR A “1ª ZONA ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO QUILOMBOLA (ZEDEQ.MA); PROPOSTA ENVOLVE ATRAÇÃO DE STARTUPS, EMPRESAS DE TECNOLOGIA, CENTROS DE PESQUISAS; CRIAÇÃO DE UM HUB (CENTRO) AÉREO, PARA INTEGRAÇÃO COM A PRODUÇÃO DESTA ZONA ESPECIAL.  BUSCAR PARCERIAS PARA SER A PRIMEIRA REGIÃO 100% ATENDIDA COM INTERNET 5G; BUSCAR PARCERIAS COM CENTROS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADES E EMPRESAS EM ÁEREAS-CHAVES. COM DESTAQUE PARA CRIAÇÃO DE UM CENTRO DEDICADO À PESQUISAS DE MANGUEZAIS E PEIXES DA AMAZÔNIA.   

6 – SAÚDE E EDUCAÇÃO – BUSCAR JUNTO A GOVERNOS INTERNACIONAIS E FUNDAÇÕES PRIVADAS APOIO PARA QUE A REGIÃO SEJA A PRIMEIRA DO BRASIL COM ENSINO INTEGRAL COMPLETO, COM UM CURRÍCULO ESCOLAR QUE TENHA DE BASE A ORIGEM QUILOMBOLA E SUAS PERSPECTIVAS PRESENTES E FUTURAS; BUSCAR PARCERIAS PARA QUE A REGIÃO SEJA A PRIMEIRA DO BRASIL COM ATENDIMENTO PREVENTIVO, CENTRO MÉDICOS ESPECIALIZADO E PRODUÇÃO DE REMÉDIO NATURAL (FITOTERÁPICO).  INCLUIR O ESPORTE COMO BASE DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO, TAMBÉM COMO ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO AMADOR E PROFISSIONAL. CRIANDO UM CENTRO DE ALT0 DESEMPENHO PARA ATLETAS QUILOMBOLAS. 


7 – ARTES E CULTURA - CRIAÇÃO DE UMA ESCOLA INTERNACIONAL DE ARTE PRETA, COM DESTAQUE PARA MODA, MÚSICA, DANÇA, ARTES PLÁSTICAS, TEATRO, CINEMA, ETC..; CRIAÇÃO DE UM MUSEU PRETO, COM ACESSO VIRTUAL E FÍSICO, QUE FARÁ PARTE DE UM ROTEIRO DE VISITAÇÃO INSTITUCIONAL DA HISTÓRIA, MAS TAMBÉM DA OPRESSÃO AOS PRETOS NA REGIÃO, NO BRASIL E NO MUNDO; 

8 – MOBILIDADE - ESTRUTURAÇÃO DE UM ROTEIRO DE LIGAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES DA REGIÃO, COMO PARTE DO PROJETO DE VISITAÇÃO E CONHECIMENTO DA HISTÓRIA PRETA. ESSA MOBILIDADE ENVOLVERÁ A ÁREA DA ZONA DE DEZENVOLVIMENTO, O AEROPORTO, O PORTO, E SUAS LIGAÇÕES INTERNAS COM OUTRAS CIDADES. O OBJETIVO É BUSCAR PARCERIAS COM AS EMPRESAS E GOVERNOS QUE SE INSTALARÃO OU DESENVOLVERÃO PROJETOS E INVESTIMENTOS NA REGIÃO; BUSCAR PARCERIAS PARA A REGIÃO SER UM PILOTO DE CARRO ELÉTRICO. TENDO 100% DA FROTA COM ESTA TECNOLOGIA.  

MAIS INFORMAÇÕES: INSTAGRAM E FACEBOOK(@ZEDEQC.MA) E TIKTOK (ZEDEQ22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário