Aconteceu no último final de semana, em Bequimão uma das festas religiosas mais tradicionais do município, o Festejo do Divino Espirito Santo. O festejo acontece há mais de 75 anos em Carnaubal, comunidade remanescente de quilombo que fica distante aproximadamente 19 km da sede do município.
A festa foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O festejo iniciou-se com alvorada, cortejo das caixeiras, levantamento do mastro, seguidos de rezas, ladainhas, visitas ao Império, apresentação dos impérios, procissões e cerimônias. O encerramento aconteceu com o ritual da derrubada do mastro, seguida de festa dançante e carimbó das caixeiras.
As caixeiras constituem um elemento imprescindível e típico da festa do Divino. São senhoras idosas em sua predominância que tem o encargo de tocar caixas e entoar cânticos, repetidos ou improvisados, em louvor ao Divino Espirito Santo.
O Culto ao Divino Espírito Santo, é um ritual do catolicismo popular, compreendido como um espaço religioso no qual se encontram práticas de diferentes origens e variados significados aos seus devotos. No município de Bequimão a Festa do Divino Espirito Santo, acontece em 4 (quatro) povoados, em diferentes datas. São realizadas nos povoados de Pericumã, Baixo Escuro, Pontal e Carnaubal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário