A Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03 e 04 de agosto, a Capacitação para os Manipuladores de Alimentos na rede pública municipal. Além das merendeiras das 51 escolas da rede municipal de ensino, foram beneficiadas ainda, com a formação, profissionais da Saúde e Assistência Social.
Durante os dois dias de curso com carga horária de 16 horas, 70 profissionais foram capacitados na Unidade Integrada Presidente John Kennedy. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Loyane Coutinho de Santana, que destacou a importância desse tipo de curso.
”Este curso é para aguçar a criatividade das merendeiras, que muitas vezes acabam desperdiçando alimento, que não é caso das alcantarenses. Neste caso estamos ensinando a fazer tipos de pratos, até porque a merenda é igual para todas as escolas, a mesma marca e o mesmo tipo, e é aí que vem a criatividade da profissional na hora de fazer a alimentação. Estamos trabalhando a higienização e manipulação dos alimentos, evitando danos à saúde pública. Estamos trabalhando o tratamento do estudante, que melhora bastante a relação escola-aluno e servidores. O nível de conhecimento das profissionais é muito bom, estamos apenas lapidando” – disse a nutricionista.
Para a merendeira da escola municipal Vereador Joaquim Ribeiro, localizada na comunidade Peroba de Cima, o curso acrescenta muito no melhoramento do trabalho. “Estou aprendendo bastante, já tenho um certo conhecimento daquilo que está sendo discutido aqui, já havia trabalho em restaurantes de São Luís, mas aqui é outra realidade e precisamos nos adaptar. Nossa responsabilidade aumenta ainda mais. Precisamos sempre está aprendendo, já que trabalhamos com alimento, base principal da saúde pública” – destacou Lília Maria Melo.
Outra beneficiada com a capacitação foi a servidora da Escola Rosita Serveira Marques, localizada no povoado Cujupe, região portuária de Alcântara. “Estou aprendo de tudo aqui, sobre manipulação de alimentos, cuidado com o lixo doméstico e tratamento dos alunos. É uma nova experiência e isso vai servir para o resto da vida” – disse Claudilene de Jesus Coelho.
Os temas debatidos e estudados durante o curso, são referentes ao trabalho prestado sobre a alimentação, tanto nas escolas, quanto no hospital e serviço de convivência. E como disse o Slogan do curso, “Cuidar da alimentação é investir na educação”, sem deixar de mostrar que a alimentação é o principal item da saúde. Todos os participantes receberam certificados de conclusão.
Módulo I
Importância da alimentação escolar e da merendeira
Responsabilidade da merendeira
Noções sobre alimentação e nutrição
Avaliação de aprendizado
Módulo II
Perigos biológicos
Perigos químicos
Perigos químicos
Doenças veiculadas por alimentos
Avaliação de aprendizado
Módulo III
Higiene e Preservação da saúde
Reaproveitamentos dos alimentos
Prática sobre técnicas de higienização e branqueamento
Módulo IV
Controle de qualidade
Armazenamento dos gêneros alimentícios
Medidas para prevenção de acidentes de trabalho
Relações Humana
Prática de reaproveitamento de alimentos
Também participaram do evento foram os representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Paulo Fernando Barbosa Ribeiro – Presidente, Célia Maria Garcia – Vice-Presidente e Eleodora Boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário