sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

MIRINZAL (MA) ADERE AO SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

 


As cidades de Mirinzal, no Maranhão (MA), e Tartarugalzinho, no Amapá (AP), aderiram, nesta quinta-feira (20), ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), a iniciativa articula e organiza a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Confira a adesão de Mirinzal (MA)

Confira a adesão de Tartarugalzinho (AP)

O titular da SNPIR, Paulo Roberto, demonstrou entusiasmo com as adesões. “A cada dia vemos o Sinapir mais amplo e abrangente. É motivo de muita alegria poder, por meio do sistema, colaborar com cada município lá na ponta a erradicar o racismo do país”, reforçou o secretário.

Com a entrada no Sinapir as cidades passam a ter alguns benefícios, além do acesso prioritário às políticas desenvolvidas pelo Governo Federal. Entre eles estão a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, é oferecida a possibilidade de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR.

Conheça o Sistema

População

Estimada em 14,2 mil habitantes, Mirinzal (MA) tem 12,8 mil pessoas autodeclaradas negras. Em Tartarugalzinho (AP), 10 mil habitantes de sua população de 12,5 mil pessoas se autodeclaram pretas ou pardas.

Balanço

O Sinapir conta agora com 24 estados, o Distrito Federal, e mais 155 municípios. Mirinzal é o oitavo município do estado a integrar instrumento. No Amapá, fazem parte da política pública as cidades de Laranjal do Jari e a capital Macapá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário