segunda-feira, 28 de outubro de 2024

PSD, MDB e PP se consolidam à frente com mais prefeituras

 

O PSD de Gilberto Kassab é o partido com mais municípios sob seu comando a partir de 2025. Com o primeiro e o segundo turno, que ocorreu neste domingo (27), o partido soma 887 prefeituras no país.

Depois, vêm MDB e PP, com 856 e 745 Executivos municipais, respectivamente.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece em quinto lugar, considerando. Já o PT, do presidente Lula, está em nono, com 252.

Dentre as capitais, considerando primeiro e segundo turno, o MDB levou seis cidades: Macapá, com Dr. Furlan, Boa Vista, com Arthur Henrique, Belém, com Igor Normando, Porto Alegre, com Sebastião Melo, e São Paulo, com Ricardo Nunes.

Já o PSD ficou com uma a menos: Curitiba, onde venceu Eduardo Pimentel, Belo Horizonte, com Fuad Noman, Florianópolis, com Topázio, Rio de Janeiro, com Eduardo Paes, e Maranhão, com Eduardo Braide.

O PL, por sua vez, conquistou quatro: Aracaju, com Emília Corrêa, Cuiabá, com Abílio Brunini, Maceió, com João Henrique Holanda Caldas, e Rio Branco, com Tião Bocalom.

O levantamento não considera cidades que ainda com resultados indefinidos tanto no primeiro quanto no segundo turno, por estarem sub júdice. Em Jundiaí (SP), por exemplo, vitória de Gustavo Martinelli (União) foi anulada neste segundo turno.

Fundado em 2011 por Kassab e assumindo protagonismo político no centrão, o PSD já tinha o posto de partido com maior número de prefeituras. Levantamento da Folha, de abril de 2024, mostrou que a sigla tinha ao menos 1.040 prefeitos, um crescimento de 58% em relação ao resultado das eleições de 2020.

De acordo com o mesmo levantamento, o PL, tinha passado de 344 eleitos para 371 prefeitos, crescimento de 8%.

O crescimento da legenda de Kassab é um incômodo ao entorno do ex-presidente Bolsonaro. O partido se tornou alvo preferencial de ofensivas do PL —ambos querem se consolidar como o partido com maior número de prefeituras nas eleições 2024. Aliado de Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou a gravar um vídeo no qual chama o PSD de Kassab de inimigo escondido.

Capitais

O PSD e MDB saíram das urnas neste domingo (27) com o maior número de prefeituras dentre as capitais brasileiras, com cinco cada. O resultado consolida a hegemonia dos dois partidos, que também foram os que mais elegeram prefeitos dentre as 5.569 cidades do país.

Os dois partidos fazem parte da base aliada do governo Lula, mas adotam uma posição ambígua em relação ao cenário nacional, com prefeitos próximos ao petista e outros aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PL atingiu uma marca inédita em sua trajetória ao conquistar quatro prefeituras. Mas teve um desempenho aquém do esperado pela cúpula do partido –disputou o segundo turno neste domingo em nove capitais, mas venceu em apenas em duas.

Partido de centro-direita que também faz parte da gestão Lula, o União Brasil teve desempenho semelhante e sai da eleição com quatro prefeituras nas capitais.

O PT, que não havia conquistado nenhuma capital em 2020, venceu em Fortaleza. Também elegeram prefeitos de capitais o Podemos, PP, Republicanos e PSB.

Liderado por Gilberto Kassab, o PSD lançou oito candidatos a prefeito de capitais e conseguiu manter as cinco capitais atualmente comandadas pela sigla. No primeiro turno, reelegeu os prefeitos do Rio de Janeiro, São Luís e Florianópolis.

Neste domingo, confirmou nas urnas a reeleição de Fuad Norman em Belo Horizonte, em uma das disputas consideradas mais difíceis frente ao cenário pulverizado no primeiro turno.

O partido também elegeu em Curitiba o hoje vice-prefeito Eduardo Pimentel, em uma vitória que dá musculatura ao governador Ratinho Júnior (PSD), apontado como potencial candidato à Presidência em 2026.

Mesmo sendo base do governo Lula, o PSD enfrenta divisões internas em relação ao cenário nacional. Os prefeitos reeleitos Paes (RJ) e Fuad (MG) são mais próximos ao petista, enquanto Topazio Neto (SC) e Eduardo Pimentel (PR) são apoiadores de Bolsonaro —inclusive terão vices do PL.

O MDB também manteve o espaço conquistado em 2020, com cinco prefeituras, mas ganhou musculatura ao conquistar cidades mais populosas. No primeiro turno, a legenda venceu em Boa Vista e Macapá. Neste segundo turno, assegurou as prefeituras de São Paulo, Porto Alegre e Belém.

Os prefeitos reeleitos de São Paulo, Ricardo Nunes, e de Porto Alegre, Sebastião Melo, terão vices do PL e gestões próximas a Bolsonaro.

Em Belém, o cenário é o oposto. O prefeito reeleito Igor Normando (MDB) é aliado do presidente Lula e teve o respaldo da esquerda no segundo turno contra o bolsonarista Eder Mauro (PL).

O PL de Bolsonaro já tinha emplacado os prefeitos de Maceió e Rio Branco no primeiro turno, e agora venceu em Cuiabá e Aracaju. Dentre eles, apenas Abílio Brunini (PL), de Cuiabá, é considerado um quadro do bolsonarismo raiz.

O partido também mostrou força na composição de alianças e terá os vice-prefeitos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba –no primeiro turno, elegeu a vice em Florianópolis.

O resultado fortalece o partido no xadrez das forças políticas nas grandes cidades, onde as urnas consolidaram um predomínio de partidos de centro e de direita.

Antes da filiação de Bolsonaro, em 2021, a última vez que o PL tinha vencido nas urnas em uma capital nas urnas havia sido em 2000, quando Alfredo Nascimento venceu em Manaus.

Na eleição municipal de 2020, Bolsonaro tinha rompido com o PSL e estava sem partido. Seus aliados se pulverizaram entre diversas legendas de direita.

O União Brasil, que venceu em Salvador e Teresina no primeiro turno, também conquistou as prefeituras de Goiânia, Natal e Campo Grande.

Na capital de Goiás, a vitória do empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel contra o candidato bolsonarista Fred Rodrigues (PL) fortaleceu o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), principal fiador da sua candidatura.

Os partidos de esquerda, que venceram apenas com João Campos (PSB) no Recife na primeira votação da eleição, disputaram seis capitais neste segundo turno, mas venceram apenas em Fortaleza.

Uma das principais apostas era o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que acabou derrotado em São Paulo pelo atual prefeito.

O PT saiu vitorioso em Fortaleza. Evandro Leitão, deputado estadual que era do PDT e se filiou ao partido em dezembro passado, que venceu o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL). Sua candidatura teve a digital do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que sai fortalecido com o resultado.

Por outro lado, os petistas perderam em Natal, Cuiabá e Porto Alegre neste segundo turno.

O PDT, que concorreu às duas últimas eleições presidenciais com Ciro Gomes, perdeu a Prefeitura de Aracaju. No primeiro turno, a legenda já havia sido derrotada em Fortaleza, onde o prefeito José Sarto não conseguiu sequer chegar ao segundo turno.

O PP reelegeu os prefeitos de João Pessoa (PB) e Campo Grande (MS), enquanto o Podemos saiu vitorioso em Palmas (TO) e Porto Velho (RO). O Republicanos elegeu o prefeito de Vitória (ES).

O PSDB, partido que chegou a ter o maior número de prefeitos nas capitais em 2016, quando emplacou sete nomes, teve o seu pior desempenho da história e saiu das urnas sem nenhuma nas 26 capitais.

sábado, 26 de outubro de 2024

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para novembro

A bandeira tarifária para o mês de *novembro* será amarela em razão da melhora das condições de geração de energia no país. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional. Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas, segundo a agência, com o aumento do volume de chuvas foi possível acionar a bandeira amarela para este mês. Dessa forma, a cobrança tarifária passa para R$ 1,88 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.


Desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é utilizado mensalmente para demonstrar os custos reais de geração de eletricidade. Cada cor, verde, amarela ou vermelha, é definida pela ANEEL, de acordo com as condições de geração de energia. *Entenda como o sistema de bandeiras é representado:*


*Bandeira Verde*: Significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.


*Bandeira amarela* :  Significa que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.


*Bandeira vermelha patamar I* : Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor, devido o maior custo de geração de energia naquele período.


*Bandeira vermelha patamar II* : Quando em vigor, a bandeira vermelha patamar II significa que as condições de geração da energia estão com custos ainda mais altos.


Embora a melhora nas condições de geração tenha permitido a mudança para a bandeira amarela, a previsão de chuvas nos reservatórios para os próximos meses ainda está abaixo da média. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça o alerta para o consumo consciente de energia. *Veja algumas dicas para economizar:*


Evite abrir e fechar a geladeira com frequência;

Verifique periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa desperdício de energia;

Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;

É importante que os aparelhos de ar-condicionado tenham a tecnologia inverter, que são mais econômicos;

Retire da tomada os aparelhos que não estejam em uso. Mesmo em stand-by eles consomem energia;

Acumule as roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;

Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com a indicação "A".


*Mais economia para as famílias baixa renda:*


Os clientes que se enquadram como baixa renda podem economizar ao receber até 65% de desconto na conta de energia, através do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.

Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da Equatorial Maranhão: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: http://www.equatorialenergia.com.br/;  Central 116; postos de atendimento presencial da Distribuidora e APP Equatorial.



*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

O empresário Quinzinho do Gás e vereador Rodrigo Brasil Participaram do programa Pericumã Debate

O empresário e candidato a prefeito de Peri Mirim, Quinzinho do Gáz e o vereador eleito Rodrigo Brasil participaram do programa Pericumã Debate no Sistema Pericumã e falaram sobre a suas participações na eleição de 06 de outubro de 2024. 

Para Quinzinho que recebeu 2.669 votos e ficou em 2° lugar na eleição com 4 candidatos. Mesmo disputando com o atual prefeito (reeleito), um ex prefeito e um ex vice prefeito, Quinzinho diz ter sido uma vitória esses cidadãos eleitores, terem entendido a mensagem propositivas a pesar do pouco tempo que teve; considerou vitoriosa e confirmou que o seu projeto seguirá firme para 2028. Quinzinho agradeceu a Deus, a sua família, a seu grupo político e principalmente aos 2.669 eleitores que votaram e acreditariam nas suas propostas. 

Rodrigo Brasil, filho do ex vereador Tuzinho, na sua primeira eleição, se elegeu entre os 17 vereadores eleitos com 649 votos no grupo do candidato a prefeito João Batista Segundo. A pesar de jovem, Rodrigo falou da sua luta na cidade e no interior do município levando a sua mensagem do filho do ex vereador Tuzinho e da sua determinação em ser um verdadeiro representante do povo de Pinheiro. Brasil também agradeceu a Deus, a sua família, ao seu grupo político e principalmente aos 649 eleitores que o levaram à Câmara de Pinheiro. 



A OAB Subseção Pinheiro terá chapa única

 


A advocacia maranhense será responsável em eleger 
Diretoria do Conselho Seccionalintegrantes aos cargos de Conselheiros Federais e Suplentes, Conselheiros Seccionais e SuplentesDiretoria e Suplentes da Caixa de Assistência dos Advogados – CAAMA.
Também serão escolhidos os Presidentes e Conselheiros das 19 subseções da OAB existentes no Estado do Maranhão, dentre elas, a Subseção Pinheiro.

A eleição para presidência da Subseção Pinheiro ocorrerá com chapa única, encabeçada por Gracilândia Froz (presidente), junto com Arthur Alves (vice-presidente), João Ricardo Costa(secretário geral) Pâmela Fonseca (secretária adjunta) e Ibraim Conde (tesoureiro).

A chapa denominada “A Ordem é Avançar!”, conta ainda com outros 17 advogados da Subseção, concorrendo aos cargos de conselheirosNela contém jovens advogados e advogados mais experientes.

A ausência de oposição denota a força, a união e o reconhecimento dos bons serviços prestados nas últimas gestões à advocacia da região, das quais Gracilandia Froz vem participando ativamente, já tendo ocupado o cargo tesoureira, presidente de diversas comissões, sendo atualmente, além de vicepresidente, delegada da CAAMA e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na próxima semana será realizado o lançamento da campanha com a participação do atual Presidente da OAB/MA, advogado Kaio Saraiva, candidato à reeleição, acompanhado de toda a sua diretoria.

As Eleições da OAB/MA para o triênio 2025/2027 ocorrerão no próximo dia 18 de novembro e a votação acontecerá de forma on-line, possibilitando que os advogados votem de onde estiverem.

Desse modo, Gracilandia Froz será a próxima presidente da Subseção Pinheiro, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE ATENTADOS REALIZADOS POR FACÇÕES E APREENDE PISTOLA E CERCA DE 1500 MUNIÇÕES DE CALIBRES .40 E 38.

A Polícia Civil do Maranhão através da OPERAÇÃO GUARDIÃO em Pinheiro, prendeu suspeitos de atentado realizados por facções nas ultimas semanas no municipio. Hoje um integrante de facção baleou varias vezes  um funcionário da Delegacia Regional. O mandante foi preso e em seguida foram  apreendidas mais de 1500 munições de calibres.40 e 38.

A vítima, mesmo após ser atingido por seis disparos de arma de fogo, conseguiu apontar quem seria o criminoso. 

Participaram da operação, policiais civis da SPCI, Delegacia Regional de Pinheiro e diversas unidades que a compõem.

As diligências continuam e as policiais Civil e Militar seguem e mais criminosos serão presos. Confirmou o Delegado Regional Carlos Renato. 

Deputado Segundo acompanha prefeito Edilson em visita à Secretaria da Infraestrutura do Estado

O Deputado Estadual João Batista Segundo acompanhado do prefeito de Palmeirândia, Edilson Castro, estiveram na Secretaria da Infra Estrutura SINFRA em busca de béneficios para Palmeirândia e Região. 

Uma das pautas do Deputado Segundo junto com o prefeito Edilson com o Secretário Aparício Bandeira e a Secretária adjunta Oliveíra  Raímunda e o engenheiro Rafael Andrade foi a retomada de obras importantes no município de Palmeirândia, Pinheiro e Região. 


Segundo ressaltou a importância das parcerias do Governador Brandão com os dois municípios e a Região da Baixada. O prefeito reeleito Edilson pediu ao secretário a rétomada de obras importantes no município e pediu novos benefícios ao Secretário Aparício, que garantiu colocar na lista de prioridades. 




Enem 2024: locais de prova estão disponíveis

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou nesta terça-feira, 22 de outubro, o cartão de confirmação de inscrição dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. 

O documento está disponível na Página do Participante e traz, entre outras informações, número de inscrição, data, horário e local de prova. Além disso, registra que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando for o caso. Apesar de o cartão não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame, a ser realizado em 3 e 10 de novembro. 

Passo a passo  Para acessar o documento, na Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. 

Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha. 

Conteúdos  No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Haverá 45 questões em cada área do conhecimento.  

Enem  O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Confira o edital do Enem 2024
Confira a cartilha da redação do Enem 2024 

Governador Brandão confirma luta para transformar o Macro Regional de Pinheiro em Hospital Universitário

O Governador Carlos Brandão usou a suas redes sociais para mostrar o encontro com o Presidente da Ebserh. Disse o governador: "Educação e assistência à saúde de mãos dadas no Maranhão". Recebi o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, para tratarmos da possibilidade de transformar o Hospital Macrorregional de Pinheiro em Hospital Universitário, em parceria com a Ufma. 

Estamos avançando no assunto para que, em breve, possamos anunciar mais essa conquista, que vai melhorar os atendimentos à população e abrir novos cenários de ensino e pesquisa, gerando oportunidades de residência e capacitação para nossos futuros médicos e enfermeiros . Disse o Governador. ( veja o video)

O ex prefeito Filuca se pronunciou e disse: " O maior ato de um governante por Pinheiro, depois da era Sarney. Roseana construiu o hospital, Sarney conseguiu o curso de medicina e Brandão hoje luta para transformar o Macro em hospital Universitário". O Deputado João Batista Segundo confirmou que será uma bandeira sua na AL junto ao Governador Carlos Brandão na luta pela transformação do Macro em hospital Universitário. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Prefeito eleito Joãozinho Pavão se reúne com a deputada federal Roseana Sarney

 O prefeito eleito de Santa Helena, Joãozinho Pavão, se reuniu nesta terça-feira (22) com a deputada federal Roseana Sarney, na pauta projetos e parcerias para o município a partir de 2025.

Durante o encontro, foram debatidas diversas questões importantes para o desenvolvimento da cidade, como infraestrutura, saúde, educação e segurança. Joãozinho Pavão destacou a importância da parceria com a deputada para garantir recursos e investimentos para Santa Helena, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Já Roseana Sarney se comprometeu em apoiar as demandas do município e trabalhar em conjunto com a nova gestão para buscar soluções para os desafios enfrentados pela cidade. A reunião foi considerada produtiva e os presentes saíram otimistas com as possibilidades de avanço para Santa Helena.

O prefeito eleito falou sobre a reunião “Ontem (22), tive uma reunião muito produtiva com a Deputada Federal Roseana Sarney, onde discutimos projetos importantes para o futuro de Santa Helena. Com meu mandato de prefeito começando em 2025, já estamos alinhando ações e benefícios que trarão melhorias significativas para a nossa cidade”.

Segundo suspeito de torturar e matar homem pelo tribunal do crime é preso em Pinheiro

 

Na manhã desta quarta-feira (23), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu um mandado de prisão temporária a mais um suspeito de participar da morte de Elissandro Serra Lins, de 20 anos, no dia 18 de agosto, na cidade de Pinheiro. 

Segundo a polícia, a vítima teria sido morta a tiros por integrantes de uma organização criminosa, que filmaram o crime e divulgaram nas redes sociais. A suspeita é de que Elissandro tenha sido executado pelo tribunal do crime.

De acordo com a PC, a corporação segue com os trabalhos para identificar os demais envolvidos no crime.

O crime

De acordo com a polícia, no último dia 18 de agosto, a família de Elissandro Serra Lins compareceu na sede da Delegacia Regional de Pinheiro, para comunicar o desaparecimento do jovem desde a noite anterior.

A polícia também viu um vídeo da execução de Elissandro, que circulou nas redes sociais, mostrando que, após ser interrogado pelo “tribunal do crime”, um dos criminosos atira várias vezes no rosto da vítima, que depois é decapitada.

De posse dessas informações, a polícia iniciou as buscas pela vítima e, com uso de um drone, achou o corpo em uma área de vegetação, no Residencial Bom Viver, próximo ao bairro da Bubalina, em Pinheiro.

Segundo a polícia, o jovem estava com os pés e as mãos amarrados e com um pano na boca.

A Polícia Civil instaurou um inquérito policial e, no decorrer das investigações, conseguiu identificar todos os autores do homicídio, resultando na representação pela prisão dos suspeitos.

O primeiro suspeito foi preso nessa sexta e, segundo a Polícia Civil, as buscas continuam no sentido de encontrar e capturar os demais envolvidos no assassinato de Elissandro, que ainda se encontram foragidos.

Prefeitura de Turilândia realiza Mutirão para Avaliações Cirúrgicas

 

A Prefeitura de Turilândia através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando o mutirão de avaliações cirúrgicas no município, com o objetivo de agilizar o atendimento e o diagnóstico de pacientes que necessitam de cirurgias.

O mutirão teve início nesta terça-feira 22 e se estenderá até quinta – feira dia 24 de outubro, no Hospital Municipal Pedro Lucas Fonseca, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Turilândia busca melhorar o acesso à saúde e garantir um atendimento mais ágil e eficiente para a população que necessita de procedimentos cirúrgicos.

A participação no mutirão é gratuita e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Faccionado que executou jovem com dois disparos de arma de fogo é preso em Pinheiro

 

A Polícia Civil do Maranhão através da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro e 2°DP, cumpriu na manhã desta quarta-feira, 23, mandado de prisão temporária expedido em desfavor de homem integrante de facção, que executou com disparos de arma de fogo, o jovem Elissandro Serra Lins em 17.08.2024.

O crime gerou muita repercussão, pois os criminosos filmaram a execução e a publicaram em redes sociais.

A motivação foi a guerra entre facções, onde os criminosos sequestraram a namorada da vítima e se passando por ela, encaminharam mensagens para Elissandro o atraindo para o local onde foi torturado e morto por disparos de arma de fogo.

Em interrogatório policial, o investigado confessou o crime e será encaminhado para Unidade Prisional em Pinheiro, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário

Equatorial Maranhão promove mutirão de serviços gratuitos em municípios do estado

As ações serão realizadas em São José de Ribamar, Nova Olinda do Maranhão e São Francisco do Maranhão


Nesta semana, a Equatorial Maranhão realiza o Mutirão de Serviços em algumas cidades do estado, oferecendo atendimentos gratuitos com ações de porta em porta para facilitar o acesso a serviços, como a troca de lâmpadas e o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, os clientes serão contemplados com oficinas oferecidas por meio da plataforma E+ Profissional, iniciativa que visa dar oportunidade para a população, proporcionando capacitação para o mercado de trabalho.


Em São José de Ribamar, de segunda a sexta-feira (21 a 25), os clientes da Distribuidora terão a oportunidade de realizar a troca gratuita de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, que são mais econômicos e eficientes. Ainda será possível fazer o cadastro na Tarifa Social, programa do Governo Federal, que garante descontos de até 65% na conta de energia das famílias, além de outros atendimentos diversos.


Os mesmos serviços serão oferecidos no município de São Francisco do Maranhão, no período de 22 a 24 de outubro, com equipes percorrendo os bairros, realizando a troca de até cinco lâmpadas por cliente, além do cadastro na Tarifa Social. 


Na quinta-feira (24), os moradores de Nova Olinda do Maranhão poderão participar da Oficina de Automaquiagem. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 21 e 23 de outubro, na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua do Cajueiro, s/n. Para participar da oficina, é necessário ter mais de 18 anos, ser baixa renda e levar documento de identificação juntamente com a conta de energia.




*Serviço:*

Nova Olinda do Maranhão (Oficina de Automaquiagem)

Data: Quinta-feira (24)

Horário: 8h às 12h;

Local: Auditório da Prefeitura, Prédio da Prefeitura Municipal, Nova Olinda do Maranhão-MA


*Mutirão de serviços*

São José de Ribamar

Data: 21 a 25 de outubro; 

Local: Porta a porta


São Francisco do Maranhão

Data: 22 a 24 de outubro; 

Local: Porta a porta


*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Prefeito João Martins vai entregar quatro escolas totalmente reformadas à comunidade escolar de Bequimão

 

O prefeito João Martins esteve, nesta semana, em visita às comunidades de Codozinho, Marinho, Pontal e Centrinho de Buritizeira para acompanhar de perto o andamento das obras de requalificação das escolas municipais dessas regiões. As reformas, que estão em fase de conclusão, fazem parte do plano de modernização da infraestrutura educacional do município, com o objetivo de proporcionar ambientes mais adequados e confortáveis para o ensino.

Segundo o prefeito, a requalificação das escolas é uma prioridade para sua gestão, já que uma boa infraestrutura escolar reflete diretamente na qualidade do aprendizado. “Estamos investindo na educação porque acreditamos que é a base para o futuro do nosso município. Essas obras vão garantir um ambiente mais acolhedor e confortável para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a educação em Bequimão”, ressaltou João Martins.

A secretária municipal de Educação, professora Sinara Almeida, destacou os benefícios que essas reformas trarão para o cotidiano escolar. “Com a conclusão dessas obras, nossos alunos terão mais conforto e condições de estudo, e nossos professores poderão desenvolver suas atividades em um ambiente mais apropriado. Esse é um ganho significativo para a educação de Bequimão, e estamos muito felizes com o avanço das obras”, afirmou Sinara.

A previsão é que as escolas sejam entregues totalmente reformadas nas próximas semanas, consolidando mais uma etapa do compromisso da gestão com a melhoria da qualidade da educação no município.

Eleitor diz que topou vendeu voto em troca de 1.500 telhas e 20 sacos de cimento; veja

 

Eleitor diz que topou vender voto em troca de 1.500 telhas e 20 sacos de cimento; veja
Reprodução

No último domingo (20), durante uma entrevista exibida pelo programa Fantástico, um grave caso de compra de votos veio à tona envolvendo a eleição municipal de Nova Olinda do Maranhão. O lavrador Danilo Santos revelou que aceitou trocar seu voto por materiais de construção oferecidos pela chapa de Ary Menezes (MDB), candidato a prefeito, e seu vice Ronildo da Farmácia, com o apoio da aliada Clécia Barros (Republicanos).

Segundo Danilo, ele foi procurado pelos três antes das eleições, sendo questionado sobre o que desejava em troca de seu voto. O lavrador afirmou ter solicitado 1.500 telhas, 20 sacos de cimento e madeira para a construção da sua casa. “Eles me disseram que, se fosse só isso, já estava tudo comprado e que, no dia seguinte, eu poderia ir buscar lá no galpão”, contou o lavrador.
No entanto, após a entrega das telhas, o combinado não foi cumprido integralmente, o que levou Danilo a desistir da troca. Dois dias após a eleição, um caminhão da prefeitura foi à casa do lavrador para recolher o material entregue. A denúncia de Danilo ocorre em um momento delicado, uma vez que Ary Menezes venceu o pleito por apenas dois votos de diferença contra Thaymara Amorim (PL), o que eleva ainda mais a tensão em torno do caso.
Em nota, Ary Menezes afirmou que “a compra e venda de votos comprometem a democracia do pleito e devem ser investigadas pela justiça eleitoral”, colocando à disposição das autoridades para esclarecimentos. Ronildo da minha Farmácia também se pronunciou, negando as acusações: "Da parte e da parte do Ary, temos 100% de certeza de que não oferecemos dinheiro em troca de votos para ninguém."

Vultos ilustres da Baixada Maranhense: Astolfo Serra

 

Por Flávio Braga (professor e escritor)

Astolfo de Barros Serra nasceu em 22 de maio de 1900, em Matinha (então povoado de Viana). Cresceu em meio às belas paisagens da região, como o Lago do Aquiri. Veio ao mundo para deixar sua marca na fé cristã, na política e no mundo jurídico.

Recebeu uma educação inicial numa escola humilde, coberta de palha de babaçu, tapada de barro e de chão batido, incentivado pelo pai, professor dedicado. Aos onze anos, foi para Viana, onde completou o curso primário. Ingressou no Seminário Santo Antônio, em São Luís, sendo ordenado sacerdote em 1925.

Logo após sua ordenação, foi designado vigário da paróquia de Mirador, onde se deparou com as injustiças sociais que assolavam a região. Essa experiência o levou a se engajar na política, apoiando a Coluna Prestes em sua luta contra a opressão do coronelismo de antanho.

Astolfo usava seu púlpito para defender os oprimidos, acreditando que Cristo veio ao mundo para salvar o homem em toda sua dimensão pessoal e social. Por sua postura altaneira, foi transferido para a cidade de Flores, hoje Timon, em 1927, onde ampliou sua atuação social e política, inclusive no Piauí.

Em Teresina, envolveu-se no jornalismo e aderiu à Aliança Liberal, que apoiava Getúlio Vargas. Com a Revolução de 1930, foi nomeado interventor do Maranhão. Em maio, Astolfo renunciou aos votos eclesiásticos e em julho foi suspenso de suas ordens pelo arcebispo do Maranhão, que se opunha ao seu governo.

Durante sua administração, promoveu saneamento financeiro e educação, mas, pressionado por opositores invejosos, pediu exoneração ainda em 1931. Após deixar o cargo, dedicou-se ao jornalismo em São Luís, sempre em defesa da cultura, da educação e dos mais necessitados. Em 1935, foi preso durante a Intentona Comunista, acusado de subversão.

No final dos anos 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais. Ocupou cargos importantes, como presidente do Tribunal Superior do Trabalho em 1964.

Além de jurista e político, Astolfo foi escritor, membro da Academia Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Patrono da cadeira nº 3 da Academia Vianense de Letras, é lembrado por seu idealismo e patriotismo. Faleceu em 19 de fevereiro de 1978 no Rio de Janeiro. Em sua homenagem, o fórum trabalhista de São Luís recebeu seu nome, perpetuando sua memória entre os maranhenses.