A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, realizou nesta terça-feira (25) a abertura oficial da XIII Semana do Bebê Quilombola, fortalecendo as políticas públicas voltadas às crianças das comunidades remanescentes de quilombos do município. A solenidade de abertura aconteceu no Quilombo Rio Grande, com a presença do prefeito Zé Martins, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e representantes das famílias quilombolas.
Criada em 2013, a Semana do Bebê Quilombola é um projeto permanente que mobiliza diversas secretarias municipais ao longo do ano, com ações voltadas para a melhoria dos indicadores sociais, educacionais e de saúde, além do incentivo à cultura e à preservação das tradições quilombolas. Em 2025, o evento traz como tema “Educação quilombola: cultivando os saberes e fortalecendo raízes para o futuro”.
Durante a abertura, o prefeito Zé Martins destacou a importância da iniciativa e reafirmou a continuidade do projeto como prioridade da gestão municipal. “Estamos no início da décima terceira Semana do Bebê Quilombola e isso nos deixa muito felizes, porque esse é um projeto que foi iniciado ainda em nossa gestão, mantido também na gestão de João Martins, e hoje seguimos dando continuidade. As crianças são as protagonistas desse projeto, especialmente as crianças quilombolas da nossa terra. Temos a responsabilidade de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dessas comunidades, garantindo os direitos que toda pessoa humana deve ter. E as políticas públicas continuarão firmes na nossa gestão”, afirmou o prefeito.
A secretária de Igualdade Racial, Janaína Mendonça, também destacou o alcance da programação e a diversidade das ações que serão desenvolvidas ao longo da semana. “Teremos café da manhã com as famílias, ações das secretarias municipais, atividades culturais, recreativas e iniciativas voltadas às crianças, às mulheres e às famílias quilombolas. Será uma semana inteira dedicada às nossas comunidades”, explicou a secretária.
A programação da XIII Semana do Bebê Quilombola segue até o dia 30 de novembro, com atividades envolvendo as 22 comunidades quilombolas do município, reforçando o compromisso da Prefeitura de Bequimão com a inclusão, o combate ao racismo, a equidade e o desenvolvimento social das famílias quilombolas.







Nenhum comentário:
Postar um comentário