
Em um espaço marcado pelo diálogo e pela participação cidadã, a Prefeitura de Bequimão, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Rural, realizou na última sexta-feira (15) a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, reunindo representantes das comunidades, secretarias municipais e programas de assistência social no Salão Paroquial. A ideia foi avaliar o que já vem sendo feito e criar soluções coletivas para garantir alimentação adequada a todas as famílias do município.
O prefeito Zé Martins abriu o evento ressaltando a importância do encontro como ferramenta de construção coletiva. “Aqui hoje trata-se de um espaço democrático, onde a gestão municipal e a sociedade se reúnem para avaliar o que está sendo feito e principalmente para pensarmos coletivamente novas propostas capazes de fortalecer nossas ações e garantir que cada família tenha acesso à alimentação adequada e saudável”, afirmou o gestor.

Durante a conferência, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi avaliado e novas propostas foram elencadas. Delegados para a Conferência Estadual também foram eleitos, representando as demandas locais de forma direta. Para Concita da Pindoba, consultora da Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), o momento evidenciou a força da participação comunitária. “Um movimento de suma importância para o município de Bequimão, que é o município adeso ao SSAN, com permanência garantida. Hoje, nesta conferência, se fez necessário avaliar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Daqui foram elencadas novas propostas, avaliadas as metas do Plano Municipal, eleitos os delegados que irão para a conferência estadual. Foi um momento muito participativo, muito agradável e o município de Bequimão, através da gestão do município, através da Caisan e do Conselho, estão de parabéns. E a gente deseja muito sucesso ao município”, explicou.

A integração entre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social também foi destacada como uma ação que transforma políticas em resultados concretos. “Um evento de grande importância para o combate à fome dentro do município de Bequimão. E a Secretaria, através do programa do PAA, da integração com a Secretaria de Assistência Social, vem desenvolvendo a ação que realmente está efetivando a erradicação da fome no município de Bequimão”, ressaltou Cleonilde Bitencourt, coordenadora do PAA.
Por fim, o secretário municipal de Assistência Social, Sidney Nogueira (Magal), finalizou reforçando os resultados do evento e a participação ativa da Prefeitura. “Um grande sucesso com propostas robustas que vão ser levadas para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional. E agradecemos a todo o apoio do prefeito Zé Martins, que não mediu esforços para que a gente fizesse essa grande conferência”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário