terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Ulisses Guimarães e o queijo de São Bento

 

 

Por Silvia Cordeiro
Jornalista

 

O queijo de São Bento fez parte da minha infância pois foi presente na mesa da minha casa.
Nunca faltava!

 

Me faz lembrar, também, de uma noite inesquecível, passada nos anos 1980, na Rua dos Magistrados, na área Olho d’Água, aqui em São Luís, na residência do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, do Governo Sarney, Renato Archer, maranhense. falecido em 1996, à época candidato a governador do Maranhão.

 

Foi uma noite memorável, de boas conversas, com a presença de políticos e do respeitável e ilustre deputado Ulisses Guimaraes, falecido em 1992, que visitava São Luís em apoio a candidatura de Archer.

 

Temas da cena politica nacional e maranhense dominaram as conversas no encontro, marcado pela cordialidade do anfitrião, um lord e, também, pela mesa farta de comidas e bebidas variadas, com destaque para o queijo de São Bento, trazido pelas mãos de Isaque Dias – prefeito por dois mandatos do município de São Bento, Baixada Maranhense, e deputado estadual por quatro legislaturas.

 

Não deu outra: o tradicional e saboroso queijo de São Bento foi o prato de resistência dos convidados daquele encontro, degustado, preferencialmente, com finos vinhos e outras bebidas.

Foi uma noite e tanto!

 

                          ——- # ——–

 

Origem

 

O queijo de São Bento tem sua origem em uma receita com mais de 200 anos, vinda de Portugal.

 

É produzido por mais de 50 anos, no municipio de São Bento, na Baixada maranhense, com leite de búfula, pelo sr. Deco Mangão, já falecido e, atualmente comercializado pelo seu neto Dequinho (Estevam André) através do serviço de delivery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário