Com o início da propaganda eleitoral no dia 16 de agosto, o aplicativo Pardal Móvel também foi disponibilizado para o recebimento de denúncias. Após dez dias em funcionamento, já foram recebidos mais de 14 mil relatos de propaganda eleitoral irregular. No Maranhão, já foram 264 denúncias por meio do APP, a grande maioria em São Luís.
O aplicativo do TSE, utilizado para denúncias de propaganda eleitoral irregular, registrou 12 denúncias na cidade de Pinheiro, localizada na Baixada Maranhense. A população tem utilizado essa ferramenta para reportar situações de propagandas eleitorais que não estão de acordo com as regras estabelecidas pela legislação eleitoral.
Essas denúncias são importantes para garantir a lisura e a igualdade no processo eleitoral, permitindo que todas as candidaturas tenham as mesmas oportunidades. O TSE tem atuado para investigar e tomar as medidas necessárias em relação a essas denúncias.
O Pardal
Desenvolvida em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), no pleito de 2014, a ferramenta também foi utilizada de forma experimental por alguns estados. Desde as Eleições Municipais de 2016, o aplicativo passou a ser adotado pela Justiça Eleitoral em todo o país. Já em 2018, o sistema de triagem das denúncias foi aprimorado, a fim de facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs e do Ministério Público Eleitoral.
Clique aqui e confira os dados completos referentes ao Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário