sexta-feira, 2 de junho de 2023

POTENCIALIDADES DO BABAÇU NA BAIXADA MARANHENSE UNE PARCEIROS GIGANTES

 

No dia 31 de maio aconteceu uma reunião no povoado de Santa Eulália, em Palmerândia, com as participações das comunidades: Urucuzal, São Maurício, Muniz e dentre várias outras. Essa reunião teve a presença do Gerente Geral do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, com o Presidente da Estância de Governança Lagos e Campos Floridos, Jovane Melo, juntamente com a Embrapa que teve como integrantes Marco Bonfim Chefe Geral da Embrapa Cocais, José Mário Ferro Frazão Pesquisador de Agregação de Valores do Babaçu, Guilhermina Cayres Pesquisadora e Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais, Nelcimar Sousa Pesquisadora Embrapa Cocais. A convite de Nélia Rodrigues, também conhecida como Nelinha do Babaçu, o projeto Palmas Matarazzo, tendo o Jayme Monjardim como um dos grandes entusiastas desse projeto, também esteve presente na reunião.

É um projeto que vai beneficiar e cuidar de toda a cadeia que envolve babaçu, projeto acontece na fazenda São José do Leite, envolvendo todas as comunidades em torno do local, e nesse momento houve uma apresentação da Embrapa onde José Frazão que estuda o babaçu a mais de 40 anos chegou há apresentar o projeto com as condições para que haja uma parceria entre as comunidades extrativista, a Embrapa e o projeto da Nélia e do Jayme. Foi uma oportunidade onde foi explanado todas as diretrizes e ficou para os próximos fatos ser construído uma entidade que possa comportar essas comunidade, e essas pessoas estarão sendo os próximos passos celebrar uma parceria formal entre Embrapa e essas comunidade e através disso será apresentado todo o conhecimento da Embrapa de estratégia, de conhecimento científico para um melhor aproveitamento do babaçu e dos seus derivados.

O Presidente da Estância de Governança, Jovane Melo, se colocou à disposição da comunidade do projeto para ajudar na organização social, construção do que for necessário para que ambas as partes possam ter algo que dê segurança jurídica. Parabenizou a Nélia, o Jayme, também a comunidade, e agradeceu a Deus pela oportunidade de ter ali a Embrapa, a comunidade, e os empresários.

“-É um conjunto de oportunidades de pessoas que estão buscando o mesmo objetivo. Acredita muito nesse projeto que vai trazer muitos frutos para Palmeirândia, para Pinheiro, para Baixada, Maranhão e para todo o mundo. Acima de tudo, valorização das pessoas para que elas continuem levando as suas vidas no campo, mas com qualidade, tendo renda, tendo a oportunidade e realizando seus sonhos.” Disse Jovane Melo, Presidente da Estância de Governança Lagos e Campos Floridos.

O Gerente do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, também se colocou à disposição com orientação de crédito, com orientação de capacitação, e está para atender 19 cidades nesse território. Antônio Carlos também está parabenizando a comunidade e se colocando à disposição, convidando eles para reconhecer toda a sua linha, sua carteira de credito, tanto do agro, quanto do Crediamigo para as comunidades que estavam presente.

O Vice presidente e diretor da Embrapa, Marco Bonfim, em sua fala final, reafirma o compromisso da Embrapa com o desenvolvimento econômico, social e preservação ambiental, e acima de tudo, colocando o conhecimento que a Embrapa tem como uma das empresa governamental mais respeitada do Brasil e no mundo, com uma larga experiência científica, que quer contribuir para esse projeto, e para essa comunidade.

O projeto Palma Matarazzo busca desenvolver um equilíbrio voltado para as pessoas do campo, mas com responsabilidade econômica, para que elas possam obter renda, com responsabilidade ambiental, que será mantido preservando o meio ambiente e acima de tudo trazer o desenvolvimento, um equilíbrio em forma de “tripé”: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e proteção ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário