quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Equatorial Maranhão celebra o alcance de 1 milhão de famílias baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica

Acontece nesta sexta-feira (18), às 10h30, na Praça da Matriz do município de Alcântara, o evento que celebra o alcance de 1 milhão de famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica.


O evento marca essa importante conquista para o estado do Maranhão e contará com a presença do Governador do Estado, Flávio Dino, o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio e representantes das Secretarias Estaduais, Prefeituras, Ministério Público do Maranhão e FAMEM – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, que contribuíram com ações para que esse número fosse alcançado, por meio de parcerias e termos de cooperação junto à Equatorial Maranhão.


Com essa conquista, o Maranhão se coloca entre os três estados do Brasil com a maior quantidade de famílias cadastradas. São mais de 4 milhões de pessoas beneficiadas diretamente pela Tarifa Social no estado.


Alcântara foi escolhida para sediar o evento por ser um dos municípios com o maior número de comunidades quilombolas do Maranhão. Neste território vivem cerca de 3.350 famílias quilombolas, sendo que 2.139 destas estão cadastradas na Tarifa Social. Famílias quilombolas e indígenas inscritas no Cadastro Único e atendam aos requisitos têm descontos que podem chegar a 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts-hora por mês). Ao todo, Alcântara possui quase 4 mil famílias cadastradas, considerando que o município possui mais de 55% da população com renda mensal de até meio salário mínimo, os benefícios do programa ultrapassam a conta de energia e promovem inúmeras outras melhorias socioeconômicas.


Esse desconto na conta de luz possibilita que essas famílias tenham a oportunidade de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. Além disso, por meio da Tarifa Social, somente em 2021, mais de 378 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário