De acordo com levantamento realizado pelo Blog do Maldine Vieira, o prefeito de Turiaçu-MA, Joaquim Umbelino Ribeiro (PV) pode está desviando cifras milionárias do Fundo Nacional de Saúde (FNS), destinadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Juntas, as unidades recebem em média R$ 500 mil por mês, podendo variar para mais ou para menos.
Ocorre, que a cidade possui dez unidades de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), são elas: UBS de Canarinho, Canário, Porto Santo, Fortaleza, Castanhal, Colônia Amelia, Capoeira Grande, Santa Barbara, Nova Caxias, e do Centro de Turiaçu, mas, segundo apurou o blog, apenas duas – da sede e canário, vem funcionando adequadamente.
Ainda de acordo informações do CNES, além de estarem em amplo funcionamento, as UBS deveriam oferecer serviços de estrategia de saúde da família, vigilância em saúde, atenção integral em hanseníase, atenção ao paciente com tuberculose, serviços de atenção ao pré-natal, parto e nascimento, e atendimento ambulatórias (realização de curativos, pequenas cirurgias e primeiros socorros), no entanto, todos os serviços nunca foram oferecidos nem de longe aos Turienses.
UBS SÓ EXISTE NO PAPEL
Fotos e vídeos feitos por um morador local, há dois meses, mostram a situação precária das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas imagem abaixo é possível observar um verdadeiro abandono por parte da administração municipal.
São unidades sem qualquer estrutura para atendimento, completamente paradas em meio às ruínas, e cobertas por muito mato. O que era pra ser um sonho realizado, se transformou em pesadelo para população.
FUNCIONÁRIOS FANTASMAS
Pelo menos 135 dos 157 profissionais cadastrados nas unidades de saúde, considerados verdadeiros ‘fantasmas’, estão recebendo recurso federal irregularmente. Tudo porque, apenas duas UBS, que juntas somam 23 funcionários, possuem amplo funcionamento, enquanto as demais, mesmo de portas fechadas, possuem de 15 à 19 profissionais cada, recebendo seus salários mensalmente. Entre os ‘fantasmas’ estão enfermeiras, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, agentes de endemias, e médicos.
FANTASMAS PODEM RESPONDER NA JUSTIÇA
Profissionais que estão registrados como funcionários das unidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), podem responder judicialmente por estarem recebendo salário sem exercer a função. Os 135 cadastrados devem responder por enriquecimento ilícito, lesão ao erário e improbidade administrativa.
LISTA AMIGA
A lista de profissionais que também se tornaram responsáveis pelo saqueio dos cofres do município, revelam a quantidade apadrinhados políticos de Umbelino Ribeiro. Em meio aos nomes e sobrenomes, é possível identificar pessoas da família do próprio prefeito, que nem sequer sabem como chegar na cidade, além de aliados políticos que passam a maior parte do tempo se ‘divertindo’ em São Luís.
E MAIS
Nas próximas matérias o blog trará a lista completa com nome de cada funcionário registrado nas unidades de saúde, e mostrará onde alguns deles passam boa parte do tempo, enquanto deviam cumprir expediente no município. O blog mostrará ainda, os valores recebidos pela prefeitura de janeiro até os dias de hoje.
EM TEMPO
Segundo interlocutores, o caso das UBS já foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF). Apavorado com as denúncias, Umbelino Ribeiro teria mandado reformas todas as unidades de saúde às pressas para tentar manobrar os órgãos de fiscalização.
No CNES, todas as UBS estão funcionando; veja abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário