O piso salarial de professores que tem jornada de 40 horas semanais passará para R$ 2.455,35 no ano de 2018. O reajuste foi estabelecido através de uma portaria assinada na quinta-feira (28) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM).
A execução do novo valor para o salário base dependerá de cada Estado e município. Até o ano passado, mais da metade dos Estados brasileiros não pagava o piso salarial aos professores, segundo um levantamento feito pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em 2016.
O piso de 2017 foi de R$ 2.298,80. O reajuste é de 6,81%. Levando em considerando a inflação de 2,94% prevista para esse ano, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o lucro real no salário para os professores é de 3,9%.
O reajuste é anual e sempre acontece no mês de janeiro, de acordo com a Lei do Piso, de 2008. A legislação assegura que o piso deve ser reajustado seguindo a variação no valor anual mínimo nacional investido por aluno da educação básica definido pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário