Na manhã desta quarta-feira, 3, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, recebeu na sede da instituição, em São Luís, o presidente e o diretor financeiro do Consórcio Intermunicipal Floresta dos Guarás (Conguarás), Cláudio Cunha (prefeito de Apicum-Açu) e Zé Martins (prefeito de Bequimão), respectivamente. A pauta da reunião versou sobre o desenvolvimento do Litoral Ocidental com foco em ações de fomento da economia local por meio das vocações produtivas já existentes e potencialidades como o turismo.
“Temos um litoral extremamente bonito, vasto e muito rico, com lindas praias e recursos naturais em abundância, sendo viável para o turismo e a pesca industrial. Precisamos do apoio de instituições como o Sebrae para nos ajudar a desenvolver esse potencial, gerando riquezas que venham a beneficiar a nossa região e nossa gente”, sinalizou o presidente do Conguarás, destacando que um dos seus objetivos é trabalhar com foco na qualidade e nas boas práticas de manipulação do pescado local. “Nosso objetivo é torná-lo referência em todo o estado e abrir novos mercados aos nossos pescadores, inclusive fora do Maranhão”, completou Cláudio Cunha
O interesse dos prefeitos maranhenses pela contribuição do Sebrae em seus territórios tem sido cada dia maior. A instituição, que apoia os pequenos negócios desde a sua fase embrionária, atua em segmentos econômicos diversos com expertise na gestão empresarial, por meio da capacitação dos empresários e do corpo funcional, ofertando ferramentas e soluções empreendedoras, projetos estruturantes e programas nacionais.
“Neste ano, recebemos vários prefeitos maranhenses desejosos pelo desenvolvimento de seus municípios no sentido de tornar as micro e pequenas empresas alternativas para fazer girar a economia local. É sabido que os pequenos negócios proporcionam mais oportunidades de emprego e renda aos munícipes. No entanto, sempre alertamos os gestores públicos que é necessário criar um ambiente legal favorável para que as pequenas empresas e microempreendedores individuais se estabeleçam e isso é possível por meio da regulamentação e implementação da Lei Geral da MPE”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ressaltando que a instituição, ao identificar a ausência de uma política pública voltada aos pequenos negócios, já sinaliza a necessidade da legislação.
“A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa beneficia os pequenos e promove o desenvolvimento nos municípios. Foi pensada para isso e tem proporcionado grandes mudanças onde é implementada, ou seja, retirada do papel. Além do mais, o Sebrae pode e quer auxiliar o poder público em outras ações que promovam o crescimento econômico dos territórios”, atesta o diretor superintendente, informando que o Litoral Ocidental é atendido pela regional da instituição em Pinheiro.
O Prefeito de Bequimão e diretor financeiro do Conguarás, Zé Martins, pontuou a experiência de parceria que já acontece entre o município que está sob sua gestão e o Sebrae e destacou a diferença que a implementação da Lei Geral das MPEs tem feito no desenvolvimento local. “Temos conseguido resultados muito interessantes com a atuação dos agentes de desenvolvimento local, que são servidores do governo municipal qualificados pelo corpo técnico do Sebrae para identificar nossas potencialidades empreendedoras e nos orientam a construir o ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios instalados em nossa região. Essa experiência positiva pode ser ampliada para toda a região do Litoral Ocidental. Essa é a nossa expectativa”, declara o prefeito.
“Já começamos a alinhar uma atuação institucional mais estratégica e com maior ênfase na região do Litoral Ocidental, porque existe essa demanda vinda do poder público, da classe empresarial e sociedade civil organizada. Esperamos contribuir de maneira mais contundente no desenvolvimento dos municípios dessa parte do nosso estado, ajudando-os a promover suas riquezas, movimentar suas economias, empoderar sua gente e fortalecer a governança territorial e empreendedorismo”, indica João Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário