Em 15 de Agosto de 1946, há exatamente 71 anos atrás, pisavam em solo pinheirense os MISSIONÁRIOS DO SAGRADO CORAÇÃO. Eles chegaram para mudar a história da nossa cidade. Toda homenagem de hoje vai para os MSC que se destacaram de sua terra natal, a Itália, para dar luz a todos os pinheirenses.
De todos que por aqui passaram ainda resta um bravo guerreiro que ainda mantém esta chama acesa através da Providencia Divina e, sob o amparo de Nossa Senhora do Sagrado Coração padroeira dos MSC: padre Luis Risso.
Pe.Risso, como é carinhosamente conhecido, é natural de Roma, Itália, filho de dona de casa e de um militar da força aérea, tendo como irmãos Gian Carlos, Beatriz e Paolo, todos já falecidos. Aos 9 anos Luis Risso deveria decidir entre ser militar ou padre. Segundo ele, os desígnios de Deus o quiseram para a missão sacerdotal e mais desafiadora ainda por ser longe de sua terra natal. Não sabia o que iria encontrar, porém este era o seu destino.
Em 1960, finalmente chegou a Pinheiro o Pe Risso, que já está conosco a 57 anos. Encontrou uma cidade pequena. Muito trabalho deveria ser feito, pensou. E assim, deu inicio a suas atividades de Evangelização. Na época estava com 30 anos. Forte e decidido, foi à luta.
Seu espírito “construtor” foi realmente despertado após um acidente que vitimou uma criança no bairro do Fomento. O telhado da igreja desabou. Decidiu então: “vou destruir a velha igreja e reconstruí-la”. E assim foi feito.
Amparado pela Providência Divina, daí em diante não parou mais. Atividades de evangelização e de cunho educacional, além de obras da construção civil, foram surgindo, sempre buscando o apoio de benfeitores, amigos, comerciantes e governos locais. Por ser um homem visionário, de fé e acima de tudo honesto, sempre foi atendido em suas solicitações.
Durante anos o padre manteve várias escolas, pois sempre acreditou que uma criança que receba educação e alimentação, tem por tendência a ser uma criança saudável e posteriormente um adulto comprometido para com sua família e sua comunidade.
Muitos, hoje políticos, empresários e outros de formação diversa, já passaram pelas escolas mantidas pelos Missionários. Muito foi feito pelo Pe Risso, e hoje apesar de já apresentar sinais de cansaço, não deixa de preocupar-se por suas crianças, e continua, mesmo com dificuldades financeiras, esta missão, que para nós Pinheirenses, é motivo de orgulho.
Padre Risso, obrigado por existir entre nós. Esperamos que esta Grandiosa Obra, não seja esquecida pelos Poderes Constituídos e por todos os Benfeitores e Amigos, que tem nos acompanhado durante todo este tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário