Na manhã desta segunda feira (5), estiveram reunidos os membros da Comissão Organizadora do Fórum Floresta dos Guarás, composta por gestores municipais, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, com o objetivo de discutir pautas que venham mudar a realidade da região.
Entre os as autoridades que compareceram ao encontro estava a Secretária de Saúde de Alcântara, Ramone Araújo, que representou o prefeito Anderson Wilker (PCdoB). Vários temas foram debatidos e avaliados pela gestão estadual de saúde, visando o melhoramento da região do Conguarás.
As propostas de Desenvolvimento da ação consorciada, compartilhada de assistência técnica para regularizar e regulamentar o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e implantar o transporte sanitário no território do Conguarás, que compõe os municípios da região do litoral ocidental maranhense, serão estudas pelo governo do estado.
O aparato foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, durante reunião realizada na sede da SES, em São Luís.
– O secretário Carlos Lula aprovou integralmente a iniciativa do Conguarás, já colocando uma equipe técnica à disposição, além da logística, para que os trabalhos tenham início no que se refere à competência do estado. O Estado acredita ser esse um dos caminhos para regularizar a questão do Tratamento Fora do Domicílio no Maranhão – ressaltou o representante da SES, Mariano Castro.
A coordenadora do projeto do TFD Consorciado, Magda Gonçalves, detalhou as ações previstas no projeto acordado com o Governo do Estado. Os gestores presentes saíram satisfeitos com o apoio dado.
– Nós, prefeitos do consórcio, estipulamos que trabalharíamos sempre com o temas de extrema importância para o litoral norte. O primeiro foi o TFD, problema que perdura por todos os quatro cantos do Maranhão. Apresentamos uma proposta ao ministro da Saúde, em Brasília, e ao Governo do Estado, que foi muito bem aceita. Esse ‘sim’ do Estado a nosso trabalho de união em prol de toda a população de nossa região é de extrema importância para a administração dessa dificuldade comum a nós, gestores, e para mais saúde e qualidade de vida para nossas populações – ressaltou o prefeito de Apicum-Açu e presidente do Conguarás, Claúdio Cunha.
Para o secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, este é um projeto-piloto para a construção de um novo processo para a construção da política pública para a saúde no estado.
– O Conguarás dá início a um novo momento para a saúde no Maranhão. A gente acredita que essa vontade política dos prefeitos vai realmente trazer resultados palpáveis com relação a este que é um dos principais gargalos da saúde, pois a população precisa ser assistida – concluiu.
Participaram da discussão com o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado, Mariano Castro, os prefeitos de Apicum-Açu (Cláudio Cunha), de Guimarães (Margarete Ribeiro), de Cururupu (Profª Rosinha), de Bacuri (Dr Whashington), de Porto Rico (Tatyana Mendes), e de Bequimão (Zé Martins). Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, Ramone Araújo (Alcântara) e a secretária da Comissão Intergestores Regional de Pinheiro, Rosiane Araujo Marinho, além de vários secretários municipais.
Também participaram da reunião os prefeitos Ronildo Campos, de Penalva, e Linielda de Eldo, de Matinha.
Ambos representando o Conlagos (Consórcio Intermunicipal dos Lagos Maranhenses), que é o próximo território para a implantação do projeto TFD consorciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário