domingo, 5 de agosto de 2018

I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional


Uma nutrição saudável é base de uma boa saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de Alcântara realizou no último dia 23 de julho, o I Seminário Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alcântara. O evento aconteceu na I Igreja Batista de Alcântara e teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da Política de Segurança Alimentar na promoção do direito humano a alimentação adequada, e eleger dentre as entidades da sociedade civil representantes afins com a política de Segurança Alimentar para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).
O evento reuniu cerca de 110 pessoas e iniciou com a mesa de abertura. Logo após ocorreu a exposição dos painéis sobre as ações de segurança alimentar e nutricional no município com os técnicos de cada secretaria municipal acerca da importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), da intersertorialidade, do funcionamento da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Maranhão (CAISAN-MA) proferido pela gestora de programa da SEDES, Edilene Sampaio, seguido de debate e eleição das entidades na qual foi coordenada pela presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Concita da Pindoba.
Para o Prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, o município tem uma meta, a gestão acata e o prefeito cumpre. “O seminário tem a missão de debater sobre a segurança alimentar e nutricional no município para o desenvolvimento amplo e participativo para efetivação da adesão ao SISAN”. Vamos cumprir todas as regras e principalmente bater todas as metas nutricionais, para que nosso povo, nossas crianças, idosos e mais que nunca, nossos alunos possam ter uma nutrição saudável daqui para frente”, destacou o gestor municipal.
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar é sistema público, firmado pela Assistência Social, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e objetiva coordenar os projetos e ações públicas em segurança alimentar e nutricional, articulando na integração entre os entes dos poderes públicos – sociedade civil e a promoção do acompanhamento, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional.
Segundo a Lei Municipal nº 481 de 12/2017, que cria o SISAN em Alcântara, o COMSEA é um órgão permanente e legal de articulação entre governo e sociedade civil na proposição das ações e projetos na área de segurança alimentar e nutricional, seguindo as diretrizes dos Conselhos Estadual e Nacional. Seu funcionamento será regulado pelo seu Regimento Interno.
As oito entidades eleitas para compor o COMSEA Alcântara, foram:
1.      STTR (Titular)
2.      SINSEPMA  (Titular)/ Sindicato dos Agentes Comunitário Saúde (Suplente)
3.      Colônia de Pescadores (Titular)/ Associação de produtores do Mamuna (Suplente)
4.      Associação de Produtores de Paraíso (Titular)/ Associação de Produtores de Pepital (Suplente)
5.      Associação de Agricultores de Marudá (Titular)/  Associação de Produtores do Peru (Suplente)
6.      ATEQUILA (Titular/Suplente)
7.      Associação de Moradores do Só Assim (Titular)/  Associação de Produtores de Santo Inácio (Suplente)
8.      Associação de Produtores de Samucangaua (Titular)/ Associação de Produtores de Terra Mole (Suplente)
O seminário contou com a participação do prefeito Anderson Wilker, secretários municipais e técnicos da Assistência Social, Agricultura Familiar, Cultura e Turismo, Educação, Meio Ambiente e Saúde; além de entidades representativas de movimentos populares, profissionais liberais, vereadores, do CONSEA Maranhão, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, pesquisadores (Miércio Robeth e Stephany Ruiz), do Projeto ConsolidaSISAN  e a população em geral.
Por Por Rafaelle Corrêa (Nutricionista e pesquisadora em segurança alimentar e nutricional no estado do Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário