sexta-feira, 30 de junho de 2017

Festa da Z - 72 em Três Furos reúne autoridades e centenas de Pescadores no Feriado de São Pedro

A colônia de Pescadores Z-72 do Distrito de três Furos e a comunidade se juntaram na sede da Associação para festejar São Pedro e fazer acontecer a 12ª festa do pescador.Para o presidente e Vereador Waldemir Macário, alem da valorização e a confirmação de uma tradição de 12 anos no distrito que fortalece a figura de quem depende da pesca. Disse
Para abrilhantar ainda mais a festa autoridades convidadas, compareceram e falaram do trabalho do presidente Valdemir e da beleza de festividade dos pescadores. Para o Dr.Neto Soares é uma festa que mostra a força e a importância do pescador em Três Furos e para o município de P. Sarney.
O ex. prefeito de Pinheiro Filuca Mendes ressaltou a importância da festa e a ligação que tem os filhos de P. Sarney com a população de Pinheiro. Sua terra Mae. Elogiou o trabalho do Vereador Valdemir e da sua família que mantém essa tradição há mais de 12 anos.
O deputado estadual Adriano Sarney também compareceu e prestigiou a festa do pescador em três furos P. Sarney e falou do seu empenho na garantia dos benefícios dessa importante categoria. A luta pela manutenção do seguro defeso e garantiu em seu discurso que vai trabalhar para conseguir o mais breve possível uma fabrica de gelo para os pescadores dos Três Furos. Falou do trabalho do Vereador Waldemir e lembrou do grande trabalho que faria o Dr. Neto Soares a frente da prefeitura de P. Sarney. 
Lideranças do município foram a três furos e ressaltaram a importância do vereador Waldemir e a grandiosidade da festa do pescador no dia 29 de junho.O ex. prefeitos João Amorim e Edson Chagas, elogiaram a organização e a grandiosidade da festa dos pescadores em Três Furos

Alem de um grande e saboroso almoço servido na Colônia para os pescadores e para as autoridades, um bingo e um grande numero de prêmios foram sorteados entre os pescadores e familiares presentes na festa. Duas Radiolas, a banda Reluz e o cantor Lourenço Pinheiro fizeram a festa dos pescadores, no feriado de São Pedro...








Prefeitura e Governo do Estado contemplam 100 famílias com casas em Pedro do Rosário

Mais 7.500 famílias maranhenses terão a oportunidade de moradia digna. O programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’, do Governo do Estado, iniciou a segunda etapa com a construção de 1.500 casas atendendo as cidades que integram o plano ‘Mais IDH’.
O plano executa uma série de ações em 30 municípios com os menores índices de desenvolvimento social. São projetos nas áreas da Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura, entre outros. Na Habitação, a meta é construir três mil moradias.
A construção das unidades habitacionais é um compromisso do governador Flávio Dino em parceira com os municípios na promoção da política habitacional.
No levantamento foram aplicados questionários para coleta de informações relativas ao número de pessoas residentes no local, quantas possuem emprego, se há alguém com deficiência, se há crianças, quais estudam e se estão inseridos em algum programa assistencial.
Na cidade de Pedro do Rosário 100 famílias nos povoados Imbiral, Área Comunitária Santa Rosa, Criminosa Boa Esperança e Boa Esperança  foram contempladas.
O Prefeito Raimundo Antônio garantiu que não ficará apenas nessas quarenta unidades habitacionais. A meta é que mais casas populares sejam entregues à população de Pedro do Rosário ao longo de seu gestão.








quinta-feira, 29 de junho de 2017

Prefeito Zé Martins participa do lançamento do Selo Unicef


O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou nesta terça-feira (27) do lançamento do Selo Unicef, que aconteceu no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. No evento, foram apresentadas novas estratégias e ações conjuntas que deverão ser desenvolvidas, entre 2017 e 2020, para melhorar a vida de crianças e adolescentes no estado. As ações devem reunir esforços dos municípios, Governo do Maranhão, organizações parceiras e Unicef.
A iniciativa do Unicef tem o objetivo de estimular os municípios a implementar políticas públicas para garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nos próximos quatro anos, o município de Bequimão deverá ampliar seus investimentos na oferta de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na infância e adolescência.
“Em Bequimão, já realizamos desde 2013 a Semana do Bebê Quilombola, que é uma ação acompanhada pelo Unicef e direcionada à melhoria de 13 indicadores sociais relacionados à primeira infância quilombola. Fomos o primeiro município do país a implantar essa experiência e conseguimos, nesses últimos anos, avanços significativos nesses indicadores”, observou o prefeito Zé Martins.
O Selo Unicef é uma certificação internacional com o objetivo de mobilizar a sociedade, poder público e parceiros em reconhecimento aos avanços registrados pela infância e adolescentes. “O Unicef capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações. Esses resultados só aparecem em consequência de um trabalho intersetorial no município”, disse a representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.
Participaram do lançamento o governador Flávio Dino e a embaixadora da Unicef, a ex-ginasta Daiane dos Santos. Ela destacou a importância desta ação para a infância e juventude: “Um cuidado maior que se tem com a criança e o adolescente, onde a gente pode mapiar o que está sendo feito para a melhoria da qualidade de vida das crianças, desde o cuidado com taxa de natalidade, até o cuidado com o desenvolvimento da criança e do adolescente”, afirmou.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Alunos do Povoado Três Marias da Escola Thiago Pereira, do Estado, protestam e pedem ajuda na Câmara

Alunos e professores da Escola Thiago pereira no Povoado Tres Marias, se reuniram e foram à Câmara na cidade de Peri Mirim á procura de ajuda, pois a Escola está em situação muito precária e sem condições para atender os alunos do povoado e Região. O professor Djalma usou a tribuna da Câmara e falou em nome dos professores, alunos e pais.
A Escola Thiago Pereira foi cedida do município para o Estado que prometeu fazer reforma, ampliação e equipar a escola. As promessas não foram cumpridas e as condições pioram a cada dia. Sem carteiras, sem fogão, sem vigias, sem bebedouro, sem ventiladores e sem condições, os alunos protestam contra o descaso do estado.
Se não bastasse tudo isso, a falta de transporte escolar para atender os alunos dos povoados próximos e a falta de professores, pioram as condições o que levaram os vereadores e o próprio prefeito a ameaçarem de desfazer a seção de uso para o Estado e retomar a escola para o município.
Professores, pais, alunos, todos estão mobilizados e querem uma resposta da Secretaria Estadual de Educação, já que a URI, não resolve nada. A falta de vigilância é um problema serio que ta levando a depredação da escola, reclama Dona Terezinha, que tem netas na Escola e se preocupa com o abandono da Escola.

Depois de ouvir o apelo dos professores e alunos da Escola Thiago Pereira, o prefeito Geraldo, se comprometeu a buscar junto do Estado uma solução, caso não tenha resposta, vai reaver a Escola e providenciar a reforma e equipar para que os alunos tenham condições de ter uma boa educação. Disse Geraldo.





Câmara de Peri Mirim aprova por 7x2 contas do prefeito Geraldo Amorim do ano de 2007

A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Peri Mirim, contestaram e reprovaram o parecer o Tribunal de Contas do Estado TCE, das contas do então prefeito Geraldo do ano de 2007 e aprovaram por 7 votos a 2 as contas do então e atual prefeito Geraldo Amorim
Numa seção bastante movimentada e com plenário cheio, a presidente da casa Vereadora Telma, colocou o assunto como prioridade e deu inicio a seção que quase por unanimidade, com apenas 2 votos contra apreciaram e aprovaram as contas do prefeito Geraldo. A Vereadora Telma confirmou que não haveria motivos no parecer do TCE para rejeitar as contas do prefeito Geraldo.
A pesar dos debates e discussões sobre o parecer do Tribunal, a quase totalidade dos vereadores votaram pela rejeição do parecer do tribunal e confirmaram a aprovação das contas do ano de 2007. Para o Vereador Ruy o parecer do tribunal apresenta uma serie de erros gritantes e que não condizem com a realidade. O tribunal analisa papel e que vive e sabe das coisas aqui somos nos disse o Vereador Ruy.

A aprovação das contas do prefeito Geraldo, que estava presente na seção da Câmara se disse satisfeito com o resultado e pronto para continuar trabalhando pela sua gente e pelo seu município.