sexta-feira, 31 de março de 2017

Prefeito Anderson paga servidores de Alcântara nesta sexta (31)

A Prefeitura de Alcântara, através do prefeito Anderson Wilker (PCdoB), comunica a todos os servidores públicos municipais que antecipou para esta sexta-feira, dia 31 de março, o pagamento dos salários referentes ao mês de março.
De acordo com a gestão municipal, salário será pago mais uma vez antes do previsto no Calendário 2016 de Pagamento do Servidor Público Municipal, sendo mais um compromisso de respeito e valorização da atual administração de Alcântara com o funcionalismo público.
Na atual gestão, os servidores recebem em dia seus salários, como forma de aquecer a economia local. Desde as primeiras horas desta sexta feira (31) os salários já estão em suas respectivas contas bancárias.
Para o prefeito Anderson, dinheiro no bolso é sinônimo de comércio movimentado e circulação de grana na cidade.

Invasores de terrenos desafiam prefeito e justiça de Pinheiro

Invasores continuam desafiando na cara dura o poder público de Pinheiro e o pior a justiça também. Na maior cara de pau, invasores de terrenos públicos da avenida Jonas Martins, entrada de Pinheiro, continuam botando carradas de terra e entupindo áreas de campo da principal entrada da nossa cidade. Isso para não se falar da periferia.

Várias denúncias já foram feitas ao MP de Pinheiro que até agora não tomou nenhuma providência nem junto ao poder público, via Secretaria do Meio Ambiente e muito menos ajuizado contra esses invasores. A população fica estarrecida em ver tamanho crime sendo cometidos na cara das autoridades, sem que nada aconteça.

A população também cobra do poder público municipal ação por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e todos querem  saber quem é o secretário nomeado, que deve tá recebendo, mas, que ninguém sabe e ninguém conhece e que não age como deveria agir.

Na Avenida Jonas Martins, na entrada do Bairro do Campinho um invasor faz uma construção tapando um bueiro que fazia o escoamento da água do campo. E o pior com placa do CREA.MA. E ninguém diz ou faz absolutamente nada. Todos aguardam uma posição do poder público ou do MP. Antes que seja tarde e a bonita, admirada e elogiada entrada de Pinheiro não se transforme em uma grande favela.


E por falar em Favela, a entrada próximo a ponte José Sarney onde existia uma favela e foram retirados por uma ação do MP e prefeitura de Pinheiro na administração do ex. Prefeito Filuca Mendes, estão invadindo e voltando a instalar novamente outra favela desta feita com a conivência do governo municipal e do MP. Denunciam.




Passaportes de chineses são encontrados em barco misterioso que atracou na praia de Cedral

Os passaportes encontrados na embarcação Baraka aparecida misteriosamente em Cedral foram divulgadas. O barco estava sob comando de chineses. Foram encontrados dois passaportes (foto).

Até o momento, temos a informação de que “para que que seja feita a remoção da embarcação da praia até a capital, São Luís, exigiria-se uma logística muito grande – embarcações que puxassem-a, já que está encalhada – por isso, não se sabe se esse será de fato o procedimento”, garantiu um porta-vós da Marinha.
As investigações continuam em torno do desaparecimento dos indivíduos. Um estudioso em transporte marítimo que esteve no local disse que “a hipótese de que piratas tenham saqueado a embarcação e matado os tripulantes é quase que descartada, já que os principais objetivos que poderiam ser roubados estavam na embarcação (mercearias, roupas, etc)”, disse.
Enquanto isso, o caso é tomado por mistério. “Nunca vi um caso assim. Aqui no Maranhão nunca teve. Já vimos embarcações abandonadas, mas não com pertences dentro”, conta o capitão Trindade.
“Só existem duas possibilidades: ou a tripulação foi retirada ou saiu por que quis. Se foi porque quis, pode ser fazendo algo ilegal, aí tem um problema e abandona para evitar punição. A outra possibilidade é a ação de outras pessoas, aí é investigação policial quem vai dizer”, completou.

É réu! Plano de Weverton Rocha ao Senado começa a desmoronar

POR ED WILSON – A candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado pode ficar sepultada nos escombros do ginásio Costa Rodrigues. Réu no Supremo Tribunal Federal (STF), o parlamentar, à época secretário de Esporte e da Juventude do governo Jackson Lago, é acusado de violar a lei de licitações e peculato (desvio de dinheiro público feito por agente público). Ele teria contratado e celebrado um termo aditivo para reforma e ampliação do Costa Rodrigues.
Na condição de réu, Weverton Rocha sofre uma baixa nas articulações para viabilizar sua candidatura majoritária na chapa da reeleição de Flávio Dino (PCdoB) em 2018.
O pedetista disputaria a vaga com os deputados federais Waldir Maranhão (PP) e José Reinaldo Tavares (PSB). De certa forma, o prejuízo da candidatura do pedetista ajuda o governador a equacionar a chapa.
Sem Weverton no páreo, Dino fica mais tranquilo para administrar a composição partidária, sabendo que terá o PDT por atração gravitacional do Palácio dos Leões.
Ademais, alguém precisa dar um freio na fome de poder do deputado pedetista, citado em todas as rodas de conversa como o novo rico do Maranhão, a ponto de comprar a maior parte do Sistema Difusora de Comunicação, propriedade da família do senador Edison Lobão (PMDB).
A derrota de Rosangela Curado, candidata de Weverton Rocha à Prefeitura de Imperatriz, foi pedagógica.
Agora é o momento de tirá-lo da pista do Senado.
Se ele crescer, daqui a pouco vai desejar o Governo do Maranhão. Aí tudo pode ser demolido, até mesmo o Palácio dos Leões.

Pinheiro: Ônibus velho da frota nova de Luciano Genésio quebra na primeira semana de atividade.

O “ônibus velho” da “frota nova”, quebrado ao lado do cemitério de Pinheiro no Bairro da Floresta.
Os veículos empregados pelo Município de Pinheiro no transporte escolar, boa parte, têm uma década de fabricação, idade considerada avançada e que coloca em risco a segurança de alunos. Uma frota adquirida que está parcialmente deteriorada.
No último dia (23), Luciano realizou o ato de entrega de uma “frota nova” de “ônibus velho”, a população pinheirense, em especial aos alunos da rede municipal de ensino.
O engodo foi tamanho que o prefeito chegou a garanti que os alunos teriam o conforto e a tranquilidade em viajar em ônibus adaptados e com total segurança. E disse ainda que o objetivo do município era garantir o que é de direito dos estudantes, transporte digno, seguro e com todas as especificações exigidas pelo MEC. Tá cheiroso!
Sete dias depois da famigerada entrega e na primeira semana de circulação das sucatas, os “ônibus velhos” da “frota nova” começaram a quebrar. O ônibus de placa, GVQ 7336 fabricação 2007\2008 se vazou todo.
O ônibus de placa, GVQ 7336 fabricação 2007\2008 se vazou todo.
O ônibus deixou uma mancha de óleo na pista e desmaiou de vez no Bairro da Floresta ao lado do Cemitério de Santo Inácio como mostram as fotos enviadas por um internauta.
Se os “ônibus velhos” da “frota nova” que estão fazendo o transporte dos alunos no centro da cidade, estão se vazando todo, imagina os que foram enviados para zona rural, sem que o prefeito ao menos fizesse reparos nas estradas vicinais?
“Frota nova” de “ônibus velho” e dá-lhe Genesinho, por isso eu bato no peito!!!!!!

Em família, Roseana Sarney bate o martelo: é candidata para derrotar Flávio Dino

A família da ex-governadora Roseana Sarney concordou com a decisão dela de entrar na disputa em 2018 para derrotar a desastrosa administração de Flávio Dino, inclusive o marido que era o grande obstáculo, segundo informou ao Blog do Luis Cardoso um familiar dos Sarneys.
Baseada em pesquisas mais recentes que apontam sua vitória em 2018, a ex-governadora informou pessoalmente ao presidente da República, Michel Temer, que será candidata. O presidente garantiu a ela total e irrestrito apoio. Para o PMDB nacional, virou uma questão de honra derrubar do comando do estado o PCdoB.
A decisão foi repassada para seus principais aliados no Senado na Câmara Federal, assim como será transmitida aos deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Roseana reside hoje em Brasília se fortalecendo junto ao governo federal, mas de olho nos acontecimentos políticos do Maranhão.

Percebendo o crescimento do nome da ex-governadora, Flávio Dino desceu do pedestal e foi comer poeira no interior, participando de inauguração de poços artesianos, reformas de muros de escolas, indo à aniversários de cidades, fazendo encontros com vereadores, beijando velhos e crianças (depois lava os lábios com álcool) e, sobretudo, perseguindo ferozmente que não reza sua cartilha.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Bomba! Seletivo fraudulento da Prefeitura de Pinheiro é suspenso pela Justiça.

Por apresentar diversas irregularidades, o processo seletivo realizado pela Prefeitura Municipal de Pinheiro foi anulado pela Justiça. O seletivo previa a contratação de profissionais que iriam ocupar temporariamente vagas, no quadro de professor do município.
A decisão proferida pela Dra. Tereza Cristina Franco Palhares Nina, Juíza da 1ª Vara da Comarca de Pinheiro, suspende o referido seletivo e impede a contratação de servidos com base no mesmo. O município fica obrigado a realizar Concurso Publico ou novo processo de seleção com a publicação de um novo instrumento convocatório.
Em caso de descumprimento, os Réus: Magno Luís Mendes; Augusto César Miranda Rodrigues; Município de Pinheiro na pessoa do prefeito, João Luciano Silva Soares, serão penalizados em multa diária no valor de 10.000,00 (dez mil reais).
Abaixo a decisão:




Tribunal Regional Eleitoral cassa mandato do governador do Pará

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará decidiu nesta quinta (30) pela cassação do mandato do governador do Estado, Simão Jatene (PSDB), e de seu vice, por abuso político nas eleições de 2014.
Pela decisão, Jatene também fica inelegível por oito anos. O governador poderá permanecer no cargo pois ainda é possível apresentar recursos em outras instâncias da Justiça Eleitoral.
A assessoria de Jatene informa que irá recorrer ao próprio TRE e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

EM PRIMEIRA MÃO: “Roseana já mandou procurar as lideranças”, diz deputado sobre eleição ao governo

O editor do Blog do Luis Pablo conversou com o deputado federal João Marcelo (PMDB-MA), filho do senador João Alberto, sobre a movimentação do grupo Sarney na corrida eleitoral ao Governo do Maranhão, em 2018.
João Marcelo disse que a ex-governadora Roseana Sarney é a candidata para disputar eleição contra o governador Flávio Dino (PCdoB). “Ela é a nossa candidata e deverá se pronunciar no segundo semestre. Está morando em Brasília para se articular com a nacional”, disse o parlamentar.
O peemedebista falou ainda que, na semana passada, Roseana autorizou o grupo político a procurar as lideranças no Estado para informar que vai ser candidata a governadora, no próximo ano.
“Eu e o deputado federal Victor Mendes nos reunimos com ela [Roseana] em Brasília. Roseana disse que a gente já pode procurar os prefeitos e lideranças para dizer que ela vai entrar na disputa. Inclusive o próprio Sarney já está reafirmando que a filha vai ser candidata novamente”, revelou João Marcelo.
Sobre a possibilidade do seu pai, João Alberto, ser o plano “B” do grupo para entrar na disputa ao governo, João Marcelo disse que desde o início foi colocado essa possibilidade e que o senador está à disposição do grupo.
“Desde o início que o nome dele [João Alberto] foi colocado para ser o candidato, caso Roseana não entre na disputa. Mas o nome para enfrentar Flávio será o dela e já foi definido”, falou o deputado.

Governo garante Sistema de Abastecimento de Água e ampliação de cais para Santa Helena

Participaram da audiência, além de Othelino Neto e do governador, o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o presidente da Câmara de Santa Helena, Leonardo Lobato, e o vice-prefeito Pajoca (João do Rosário).
O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida (PTB), e comitiva reuniram-se, em audiência, com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, nesta terça-feira (29). Durante a reunião, o Estado garantiu a construção de um Sistema de Abastecimento de Água, de uma escola digna e a ampliação da área do cais do município, além de mais intervenções de asfalto.
“A reunião foi muito satisfatória e quem ganha com mais essa importante parceria é a população”, disse o deputado Othelino Neto que também destacou duas de suas emendas para o município de Santa Helena, visando à aquisição de uma ambulância e custeio da saúde.

Audiência garantiu obras importantes para o município de Santa Helena
Segundo explicou o governador, a licitação para a construção do Sistema de Abastecimento de Água deverá acontecer até o mês de julho e está orçada em R$ 7,8 milhões. Durante a reunião, Flávio Dino disse que o diálogo do governo com os municípios sobre as demandas específicas de cada cidade ou região está priorizando a aplicação das políticas públicas de acordo com a necessidade de cada maranhense e otimizando a convergência de esforços entre o Estado e as prefeituras.
Sobre a obra de modernização e ampliação do cais de Santa Helena, o governador disse que vai aguardar a apresentação de um projeto por parte do município para encaminhar o processo de execução dos serviços. Ele destacou que o município já foi contemplado também, em outra oportunidade,  com a instalação de um Instituto de Educação Tecnológica (Iema), escola de tempo integral e asfalto.
Flávio Dino frisou que, além dessas ações, o governo garante o Sistema de Abastecimento de Água, uma escola digna e e se tornará parceiro do município na obra de ampliação e modernização do cais de Santa Helena.
O prefeito Zezildo Almeida disse que foi positiva a audiência com o governador, que se colocou disposto a realizar importantes obras no município de Santa Helena. Destacou também o empenho do deputado Othelino Neto na apresentação dos pleitos e na destinação de emendas para a saúde.
Participaram da audiência, além de Othelino Neto e do governador, o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o presidente da Câmara de Santa Helena, Leonardo Lobato, e o vice-prefeito Pajoca (João do Rosário).

quarta-feira, 29 de março de 2017

Juíza manda prender em flagrante, reitor da UEMA por descumprir ordem judicial


Por Gilberto Leda  
 A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública a Capital, Luzia Madeiro Neponucena, determinou, na tarde desta quarta-feira (03) a prisão em flagrante do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professor Dr. Gustavo Pereira da Costa, em face de descumprimento de decisão judicial. No mandado de prisão, a magistrada ordena que o oficial de justiça encarregado da diligência conduza o reitor até a delegacia de polícia mais próxima, para a lavratura do auto de prisão em flagrante.
A ação que culminou com a decretação da prisão do reitor tem como autor Thiago do Nascimento Gonçalves que concorre a vaga do Curso de Medicina Bacharelado no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), da Universidade Estadual do Maranhão, na modalidade universal, apesar de possuir deficiência física atestada em laudo médico.
O item 2.4.2 do edital do certame prevê reserva de 5% das vagas dos cursos de graduação da UEMA a pessoas portadoras, porém excetuou alguns cursos, como os de formação de oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, de Arquitetura e Urbanismo e da área de saúde.
Por julgar-se prejudicado com a restrição do edital, o autor requereu a concessão de tutela urgência, que foi deferida pela juíza Luzia Neponucena, determinando a participação do requerente na condição de pessoa portadora de deficiência, conforme o item 2.4.2 do edital e, que em caso de aprovação, fosse efetuada a sua matrícula no curso de Medicina, e que além disso disponibilizasse o quantitativo de 5% das vagas do referido curso para pessoas com deficiência. Só que o reitor, devidamente intimado, não cumpriu a decisão judicial.
O autor então peticionou, pugnando pela sua matrícula no curso de Medicina Bacharelado, conforme o edital de convocação 01/2017-PROG/UEMA, no período de 13 a 24/02/2017, no prazo de 48 horas, requerendo ainda a juntada do espelho de correção das provas discursivas e da cópia da prova aos autos. Novamente intimado, para cumprimento da liminar em 48 horas, o reitor, outra vez, deixou de cumprir a decisão, o que levou a juíza a decretar a sua prisão em flagrante.

Victor Mendes aborda situação da UFMA de Pinheiro na Tribuna da Câmara

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, no início da tarde de hoje (29/03) o deputado Victor Mendes (PSD/MA) abordou a situação do campus da Universidade Federal do Maranhão no município de Pinheiro.
Repercutindo Carta Aberta em Defesa da UFMA, formalizada por alunos, professores, gestores e técnicos da unidade, Mendes destacou a situação atual de falta de recursos e estrutura, que estão comprometendo o andamento do período letivo e até a continuidade das atividades da Universidade em Pinheiro.
“Gostaria de manifestar minha solidariedade a todos os profissionais e alunos do Campus de Pinheiro, pelo qual muito nos empenhamos na oferta de cursos presenciais, dentre os quais o de Medicina. Agradeço aos alunos, professores e dirigentes que fizeram chegar a mim a Carta Aberta, colocando-me como porta-voz de suas reivindicações e parceiro nas soluções”, afirmou o deputado.

Nessa perspectiva, Victor Mendes colocou-se à disposição da reitora Nair Portela e da direção superior da UFMA, sinalizando tratativas com o ministro da Educação, Mendonça Filho nos próximos dias, a quem vai levar o assunto, pedindo providências.
O deputado lembrou ainda que o campus de Pinheiro tem seu crescimento resultante das ações de interiorização da UFMA na gestão do reitor Natalino Salgado, uma luta que contou com sua participação direta desde os mandatos como deputado estadual.
“Temos buscado fortalecer a parceria com a UFMA, que beneficia jovens de pelos menos 21 municípios na Baixada maranhense e até de outros estados, que lá estudam. A UFMA levou para a Baixada não apenas uma unidade de ensino, mas uma usina de conhecimentos com capacidade para ajudar o desenvolvimento desta que é uma das regiões mais carentes do País. Não podemos deixar retroceder essa realidade. Por isso, estou me colocando nessa luta”, concluiu.

Mais uma mera coincidência no Governo Flávio Dino

É no mínimo estranha, e principalmente curiosa. a relação entre o Governo Flávio Dino e o Grupo Mateus. Para relembrar alguns fatos, o Blog fará um breve resumo sobre a situação.
Em novembro do ano passado, surgiu o polêmico Caso SEFAZ, onde a denúncia é embasada em relatório preliminar de auditoria da Secretaria de Transparência e Controle do Governo Flávio Dino. O deputado federal Hildo Rocha chegou a afirmar que foi uma “tramoia” construída pelo governador (reveja).
Para exemplificar o Caso SEFAZ, estranhamente utilizaram o Grupo Mateus, tentando colocar sob suspeita um grupo sério, honesto, integro e genuinamente maranhense. A polêmica afetou negócios do Grupo Mateus que foi obrigado a se posicionar emitindo uma Nota Pública, negando obviamente qualquer irregularidade (reveja).
Aproximadamente um mês depois de acusar o empresário Ilson Mateus de suposto beneficiário no Caso SEFAZ, eis que o governador Flávio Dino estava ombreado com o empresário na inauguração da nova loja do Grupo Mateus no Renascença (reveja). Nesse mesmo dia, o governador ainda tentou obter dividendos políticos eleitoreiros em cima da inauguração, atitude criticada pelo deputado estadual Edilázio Júnior (reveja).
Depois disso a relação ficou próxima e virou parceria. Tanto que foi o Grupo Mateus um dos patrocinadores para o Réveillon organizado pelo Governo Flávio Dino e seguiu apoiando outras iniciativas do governo comunista.
Agora, após aproximadamente cinco meses do Caso SEFAZ, eis que o Governo Flávio Dino encaminha um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, alvo de muitas críticas (reveja aqui e aqui), onde o principal beneficiado é justamente quem o governo comunista acusou de ser beneficiado no tal Caso SEFAZ, ou seja, o Grupo Mateus.
Se fosse em qualquer outro governo, os asseclas de Flávio Dino classificariam a estranha relação como achaque, política do morde e assopra, política da troca de favores, e alguns mais ousados tentariam até relacionar com o crime de extorsão, mas em se tratando do Governo Flávio Dino, tudo não passa de mera coincidência.
A votação do polêmico Projeto de Lei que prioriza poucos em detrimento de muitos, que prioriza os mais abastados em detrimento de quem teoricamente mais precisa, uma espécie de Robin Hood às avessas, deve acontecer nesta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa.
Em tempo: O Blog deixa claro que não é, e nem poderia ser, contra o benefício que deve receber o Grupo Mateus. Pela importância da empresa para o Maranhão e pela conduta idônea do Grupo Mateus, o benefício é justo, mas é injusto que apenas poucos, justamente os mais abastados, recebam tal incentivo. Sendo assim, o correto para o Blog, assim como estava nas emendas dos deputados Adriano Sarney e Eduardo Braide, seria estender o benefício para empresas também de médio e pequeno porte, afinal o lema do Governo Flávio Dino é “Governo de Todos Nós”.

Adriano Sarney desaprova o governo e defende igualdade de benefícios a atacadistas

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) acirrou os debates em torno do Projeto de Lei nº 224/2016, de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB), que cria um suposto Programa de Incentivo ao Desenvolvimento dos Centros de Distribuição do Maranhão, em trâmite na Assembleia Legislativa. A proposta do governo concede benefícios a empresas grandes, com capital social acima de R$ 100 milhões e mais de 500 funcionários, prejudicando assim a grande maioria, que são os pequenos atacadistas.
O Projeto de Lei também deixa de cobrar a taxa de contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Industrial, que é de 0,05% sobre o faturamento dos grandes atacadistas. Já os pequenos atacadistas continuam sendo cobrados. “O governo comunista defende os interesses dos grandes em detrimento dos pequenos. Mais uma incoerência do discurso político e da prática efetivamente do governo,” disse o deputado.
O parlamentar chegou a apresentar uma emenda ao PL 224, que visava abolir do texto as exigências de capital social mínimo de R$ 100 milhões. A bancada governista, que é maioria no plenário, se mobilizou para rejeitar a proposta de Adriano.
O PL 224 deveria ter sido votado nesta terça-feira (28), mas isso não ocorreu graças a uma manobra da oposição, que pediu a contagem de quórum e verificou-se que não havia parlamentares o suficiente para dar prosseguimento. O projeto voltará à pauta da próxima sessão ordinária da Assembleia, programada para esta quarta-feira (29).

Pinheiro: ex-vice-prefeito César Soares denuncia tentativa de suborno nas eleições internas do PT

No dia 09 de Abril, os militantes petistas de todo país irão escolher suas novas direções nas esferas nacional, estadual e municipal.
Em Pinheiro, duas chapas concorrerão. Uma encabeçada por César Soares, ex- vice-prefeito; a outra pela professora Lucinês.
Algumas pessoas estranhas ao partido e sem credibilidade estão assediando os filiados em suas casas, oferecendo contratos de emprego na prefeitura e até dinheiro, com objetivo de angariar votos para a chapa concorrente à nossa.
Com certeza, o prefeito Luciano Genésio não está ciente dessa artimanha, e, muito menos autorizou usar seu nome nessas tentativas de corromper filiados. Como a sua reeleição é somente em 2020, seria uma tática muito desastrada e extemporânea.
Por fim, confio na consciência dos nossos companheiros e companheiras, convido todos a comparecer no dia das eleições.
César Soares-presidente

terça-feira, 28 de março de 2017

"Flávio Dino é um péssimo gestor", dispara Andrea Murad

Em seu discurso na sessão plenária da última segunda-feira (27), a deputada Andrea Murad criticou o programa nacional do PCdoB numa tentativa de mostrar que o futuro do Brasil está no Maranhão com uma possível candidatura à presidente no estilo “vai que cola”. Para a parlamentar, o governador Flávio Dino foi a maior decepção para os maranhenses.

Este é o ‘governo de todos nós’, mas é o ‘governo de todos nós na pior’. Este é o governo Flávio Dino que tem a coragem de ir a um programa nacional querer se lançar presidente, naquela de ‘vai que cola’. O ego dele é grande demais, ele ousa. E aí os maranhenses, nós, maranhenses, iríamos dar graças a Deus. Levem-no! Levem-no, porque nós não aguentamos mais. Os maranhenses não aguentam mais essa pouca vergonha, os maranhenses não aguentam mais Flávio Dino. Então, que o PC do B, com total desconhecimento do governo do Maranhão, leve Flávio Dino para concorrer. Ele vai perder e vai voltar para sua área jurídica. Maravilhoso para o Maranhão que se livra de uma infelicidade dessas na política. Uma decepção para os maranhenses. Nada além disso”, disse Andrea Murad.

Ao criticar o governador no Programa Nacional do partido, a parlamentar disse ainda que Flávio Dino exaltou uma educação que não existe no Maranhão. Apesar dos investimentos em programas como Escola Digna, que foca nas escolas municipais, o governo está deixando as unidades estaduais caírem aos pedaços, a exemplo de Coroatá.

O que são essas escolas do Maranhão? Governador, tenha vergonha de falar o que o senhor falou. E aí eu, inclusive convidei e convido os jornalistas nacionais para me acompanharem em visitas nas escolas estaduais, para verem a realidade que passa os estudantes, os professores, escolas imundas, sujas, sem carteiras, banheiros degradantes, alunos fazendo passeatas no meio da rua, reclamando e ele no programa nacional conseguiu a proeza de falar em educação como se fosse um exemplo a ser seguido, como se o Maranhão em termos de educação fosse um exemplo a ser seguido. Inclusive um desrespeito também com os professores que encheram a galeria aqui desta Assembleia, reclamando do reajuste que ele não deu, deu uma gratificação este ano que não foi em cima do salário-base, apenas para maquiar o que ele não fez. Ele acha que o que ele faz é muito bom, está muito bem. Não, Flávio Dino, não está nada bom! O Maranhão não está satisfeito, o povo não está satisfeito. Você é um péssimo gestor! Você é um péssimo Governador e o Maranhão vai agradecer na hora que você sair deste Governo”, finalizou a parlamentar.

Valentão espanca a companheira tenta agredir PMS, mas é esbofeteado e preso em Palmeirândia

Dois “cabras” frouxos foram presos por policiais do 10º BPM na Baixada Maranhense por agressão as companheiras. O caso mais inusitado aconteceu na cidade de Palmeirândia, no último sábado (25).
Em Palmeirândia, a vitima L.S.A de 38 anos, moradora do Conjunto Maria Pereira, estava sendo agredida fisicamente pelo seu companheiro, José Augusto Souza de 29 anos, quando o irmão da vitima acionou a guarnição da Policia Militar de plantão.
A PM se deslocou para o local e encontrou o agressor na rua, que ao ser abordado, tentou agredir a guarnição. Diz o adágio popular que o cachimbo é que faz a boca torta, ai não deu outra. Achou “facinho” bater na companheira, mas encontrou barreira com os PMs, o machão foi esbofeteado  e preso. Bem feio!
No domingo, 26, a guarnição da Policia Militar da cidade de São Bento, efetuo a prisão de Paulo Gonçalo Castro Filho, 28 anos residente no povoado Porto Grande.
Paulo é acusado de ter agredido sua esposa, L.J.C.M de 21 anos, que foi socorrida por populares e levada para o hospital da cidade. O acusado encontrava-se muito alterado quebrando objetos da casa, sendo necessária a utilização da força para conter o agressor.
A vitima foi à delegacia e ao hospital realizar exames de corpo de delito. Ambos os agressores foram enquadrados na Lei Mareia da Penha

Prefeitura de Alcântara comemora dia Internacional da Mulher com caminhada, palestras e prêmios

Uma das propostas do prefeito Anderson Wilker (PCdoB) em sua campanha é valorizar e melhorar a vida da população alcantarense. Como forma de valorização de todas as classes, o prefeito Anderson acompanhado da Primeira Dama do Município, Rayssa Araújo, participou nos dias 24 e 25 (sexta e sábado) da festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Igualdade Racial, em parceria com as Secretarias de Cultura, Saúde, Infraestrutura e Educação, realizou um evento social em comemoração ao dia Internacional da Mulher. O evento foi coordenado pelo Departamento da Mulher na pessoa de Irenilde.

Durante o evento foram ministradas palestras sobre prevenção e tratamento contra o Câncer de Mama e Colo de útero, e teve como palestrante a Diretora da Unidade Mista de Saúde Doutor Neto Guterres, Celina Campos.

Durante a ação festiva foram falados sobre a Lei Maria da Penha, direito da mulher e saúde da mulher com a Assessoria Jurídica do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Drª Ana Lyns Lobato e da Segurança Alimentar (alimentação saudável) com a Nutricionista Rafaelly. O evento contou ainda com tratamento de Beleza (corte, pintura, hidratação, escova, manicure e designer de sobrancelha).

O primeiro dia de evento foi encerrado com um Aulão de Zumba com o professor Luan Karlos, na Praça da Matriz, no centro da cidade, onde jovens, crianças e adultos caíram na dança para aquecer os esqueletos.
No dia 25 (Sábado), houve café da manhã para as mulheres da zona rural, distribuição de camisas, caminhada pelas principais ruas da cidade histórica, além de entrega de Certificados para Mulheres de Destaques do município (Artesãs, professoras, líderes comunitárias, Presidente de Associações, Pescadoras e demais seguimentos representativos que desenvolvem o município).

Para a Primeira Dama, Rayssa Araújo, o momento é uma forma de valorizar a mulher de modo em geral. “Mostra a atenção e o carinho que o prefeito Anderson tem pelas mulheres do nosso município. Não só na promoção de eventos, como esse, mas também na oferta de serviços em saúde, assistência social, agricultura e educação” – destacou a Primeira Dama, enfatizando que serão 4 anos de muitos avanços para as mulheres alcantarenses.

A secretária de cultura e turismo, explicou a importância de um evento dessa grandeza. “Além de ser um dos nossos compromissos de campanha, estamos valorizando a importância da mulher na sociedade, e nos preocupando em leva-las a conhecer seus direitos e usufruir o que lhe é garantido em todos os âmbitos institucionais. Estou feliz em poder ver de volta o sorriso da mulherada alcantarense. Isso foi a nossa maior alegria” – finalizou Marcelina Serrão.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, a satisfação de pode contribuir com Alcântara, não tem preço. “Fiquei muito satisfeito em ver a alegria no rosto de cada uma das mulheres que participou do evento, pois na gestão do prefeito Anderson, elas são, e serão respeitadas. Isso mostra a representatividade delas em várias secretarias do município. Além disso, fazemos um esforço extra para conseguir a distribuição de diversos brindes” – finalizou.

Para o prefeito, a valorização é uma mostra do respeito que a gestão municipal tem pela mulher alcantarense. “Em todos os seguimentos a mulher será tratada com respeito em nossa gestão, seja qual for sua profissão, não terás diferenças. Nosso objetivo é valorizar cada cidadão de nosso município, incentivar e apoiar para desenvolver. Da agricultura à educação, da saúde à pesca, vamos trabalhar diuturnamente para melhorar a vida de cada cidadão alcantarense” – destacou Anderson Wilker.

Estiveram presentes no evento, secretários, servidores, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, além de mulheres (jovens e adultas). Para encerrar a festa com chave de ouro, uma feijoada ao som da belíssima voz da cantora Rosely Melo, completou a grandeza da festa.






Deputado Weverton Rocha vira réu no STF por violação à Lei de Licitações e peculato

A primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e tornou réu nesta terça-feira (28) o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) pelos crimes de violação à Lei de Licitações e peculato (desvio de recursos praticado por servidor público).
O deputado é acusado pelo Ministério Público Federal de irregularidades, em 2009, quando era secretário de Esporte e Juventude do Maranhã, na contratação de uma empreiteira e de dispensa de licitação para a reforma de um ginásio de São Luís.
O Ministério Público afirma na denúncia que o contrato, com dispensa de licitação, foi fechado inicialmente em R$ 1.988.497,34. Posteriormente, destacou o MP, Weverton Rocha assinou um termo aditivo ao contrato inicial no valor de R$ 3.397.944,90.
Procurada pelo G1, a assessoria do deputado informou que ele acredita no Judiciário e tem "plena confiança" de que, ao final da ação penal, "ficará provado que não houve obtenção de vantagem indevida ou injusta para ele ou para outra pessoa, não houve superfaturamento ou prejuízos ao erário público".
"A licitação em questão foi dispensada com base em decreto de emergência do então governador Jackson Lago, dentro do prazo estipulado, e fundamentada pelo parecer da Assessoria Jurídica da Secretaria de Esportes", acrescentou a nota.
A denúncia
Segundo a denúncia do Ministério Público, o deputado do PDT cometeu irregularidades ao contratar uma empresa para a reforma de um ginásio em São Luís sem licitação.
A suspeita de irregularidades na contratação da construtora começou a ser investigada pelo Ministério Público maranhense, mas o caso foi enviado ao Supremo quando Weverton Rocha assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Segundo as investigações do MP, houve fraude no procedimento administrativo que contratou a empresa Maresia Construtora Ltda para executar a obra. Os procuradores da República afirmam que houve omissões, descuidos e condutas irregulares por parte de Weverton Rocha.
A denúncia do Ministério Público acusou Weverton de alterar contrato "de forma ilegal", contrariando o que prevê a Lei de Licitações.
Ainda de acordo com os procuradores da República, o dono da empreiteira contratada sem licitação desviou dinheiro da obra para "benefício próprio" com o apoio do então secretário.
O julgamento
No julgamento da denúncia, a relatora do processo, ministra Rosa Weber, recomendou que o tribunal aceitasse a acusação de violação à Lei de Licitações. A magistrada, no entanto, rejeitou a denúncia por peculato.
Ao votar, os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux acompanharam Rosa Weber em relação ao crime das licitações, mas divergiram dela sobre rejeitar a acusação de peculato. Por maioria, Weverton se tornou réu pelos dois crimes.

Com a decisão da Primeira Turma, será iniciada, a partir de agora, a fase chamada de instrução processual, na qual há a coleta de provas e depoimentos de testemunhas, tanto de defesa quanto de acusação. Ao final desse processo, o STF terá que decidir se condena ou absolve o parlamentar do PDT.

Marinha identifica barco aparecido em Cedral, e rebocará para São Luis nesta terça (28)

O barco Baraka, que apareceu misteriosamente em uma praia do município de Cedral, no litoral ocidental maranhense, já foi identificada como uma embarcação japonesa, segundo informações fornecidas ao blog pela Marinha do Brasil.
“A equipe da Marinha do Brasil estará se deslocando para Cedral amanhã (27), por volta das 4h00min da madrugada para trazer pra São Luís o barco”, nos disse um representante da Marinha. “Somente após isso, faremos as investigações sobre o que pode ter acontecido”, concluiu.
A mobilização da população daquela cidade tem sido intensa para descobrir esse possível mistério e, o que porventura poderia ter acontecido com os tripulantes, já que a embarcação atracou normalmente na praia do Sassoitá, região litoral de Cedral.
O blog Mirinzalense foi o primeiro veículo a dar a notícia e, assim que obtivermos mais informações, atualizaremos os nossos leitores.
Com informações de Mirinzalense