sexta-feira, 31 de julho de 2015

Governo e prefeitura inauguram unidade do Procon em Pinheiro

O Governo do Estado inaugou, nesta quinta-feira (30), às 16h, a primeira unidade da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) na Baixada Maranhense. Pinheiro, cidade mais populosa e considerada polo de desenvolvimento da região, será o 13º município do estado a receber um posto do órgão. A inauguração é parte do projeto de municipalização do Procon, que busca levar os serviços de proteção ao consumidor a todas as regiões do estado, diretriz do governo Flávio Dino.
O Governo do Estado e prefeitura inauguram o posto, nesta quinta-feira (30), às 16h, no centro da cidade, com a presença do diretor-geral do Procon Maranhão, Duarte Júnior, prefeito Filuca Mendes, vereadores e consumidores da região.
Duarte Júnior também vai ministrar palestra “Diálogo com os Fornecedores”, no Centro Cultural, na Rua José Anastácio, nº 135, Centro, às 19h. É voltada para o setor comerciário da cidade com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre o direito dos consumidores.
Pinheiro é o 13º município do Maranhão a receber um posto do órgão. A inauguração é parte do projeto de municipalização do Procon. De acordo com Duarte Júnior, a municipalização do órgão é fundamental para o atendimento aos maranhenses. “O objetivo do governo Flávio Dino é descentralizar o atendimento aos consumidores. Precisamos estar presentes na vida dos maranhenses de todas as regiões do estado. Este ano, além de inaugurar novas unidades, também proporcionamos melhorias nos Procons existentes, buscando efetivar, cada vez mais, o atendimento aos consumidores”, enfatiza.
O órgão está presente em Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon. Serão inauguradas seis unidades, distribuídas nos municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Presidente Dutra e Santa Luzia.


Pinheiro: GOE recupera moto tomada de assalto.

Por volta das 14:30h deste quinta-feira (30) dois homens portando arma de fogo, tomaram de assalto, próximo ao Campus da UFMA  no Bairro da Enseada, uma moro Honda Biz de propriedade de Jaciel Nascimento Souza, residente no Bairro de Pacas.

A vitima de imediato ligou para o para o quartel da PM passando as características dos bandidos e o rumo tomado logo após a ação. O grupo de Operações Especiais GOE saiu em diligência e conseguiu localizar o veiculo.

Os assaltantes abandoaram a motocicleta, próximo ao lixão, e junto com ela uma moto Honda Fan de cor vinho, utilizada para prática do crime.

Jaciel compareceu no quartel e reconheceu a Biz como sendo a sua moto, tomada de assalto e a moto Fan como a que foi utilizada pelos bandidos.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Prometido para em 100 dias ser inaugurado o novo Hospital de Pinheiro vai mudar de cor

O secretário da saúde do Maranhão Marcos Pacheco quando esteve em Pinheiro, há cerca de 100 dias, disse em auto e bom som que o novo hospital, iniciado e abandonado pela então governadora Roseana ( que sempre se beneficiou de Pinheiro e da Baixada e que não fez questão nenhuma de deixar o hospital da baixada inaugurado), que o novo hospital Macro Regional seria inaugurado pelo governo em 100 dias.
Passados os 100 dias o deputado Federal Victor Mendes cobrou a inauguração. Disse o deputado que pelas informações que recebeu, a inauguração não deve ser este ano. “Com certeza querem deixar para o ano que vem, ano eleitoral e com certeza fazer media”.
Para surpresa de todos, o encarregado da obra, anunciou que o hospital já pintado e praticamente pronto, faltando parte de climatização, cozinha e equipamentos, deve MUDAR DE COR, isso mesmo, ele disse que o hospital todo pintado deve mudar de cor por causa do novo governo.
Essa mudança vai atrasar a inauguração e deve custar mais uns R$ 500.000,00 (quinhentos mil) a mais dinheiro que poderia ser usado na compra de equipamentos que estão sendo necessário para a sua inauguração, disse um especialista.....

Mais escandalo na Pesca: Suspeita de fraude no cadastro de 24 mil pescadores no MA

pescador 
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu, ontem (27),  prazo de 60 dias para que 24.673 pescadores do Maranhão, inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), façam o recadastramento. Outros 9 mil do Pará também serão recadastrado.
O objetivo do Ministério é descobrir “pescadores fantasmas” que teriam sido registrados irregularmente entre os meses de julho e outubro do ano passado, às vésperas das eleições.
Como grande parte desses registros não estava ligada a um processo ou mesmo não apresentava qualquer documentação, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) que realizasse uma auditoria para verificar a existência de fraudes.
Depois da auditoria, a CGU orientou o MPA a publicar uma portaria suspendendo o registro de 24.673 pessoas no Maranhão e de 9.761 no Pará. Se fraudes forem comprovadas, os registros serão cancelados definitivamente.
O Ministério alerta que portar ilegalmente o Registro Geral da Atividade Pesqueira é crime. Por causa dessa prática ilegal, muitos pescadores ficam sem receber os recursos a que têm direito, como o dinheiro pago pelo Seguro-Defeso, e acabam enfrentado dificuldades para sustentar suas famílias durante os meses do defeso.
Por isso, quem insistir em usar o registro, mesmo sem comprovar que é pescador, terá que devolver os valores de seguro defeso recebidos indevidamente e responderá processo por falsidade ideológica, como manda a lei.
Bate-boca
No Maranhão, em março, uma operação da Polícia Civil de combate a fraude na concessão do Seguro-Defeso em Viana (reveja) gerou forte bate-boca entre parlamentares da chamada “Bancada do Peixe” na Assembleia Legislativa.
O suplente de deputado Fernando Furtado (PCdoB) disse que o deputado estadual Júnior Verde (PRB) – irmão do deputado federal Cléber Verde (PRB) –  transformou a Superintendência Federal da Pesca no Maranhão, que ele comandava, em “balcão de negócios”.
“Essa história é repleta de ameaças e perseguições. O Júnior Verde, quando esteve à frente da Superintendência da Pesca, perseguiu adversários e fez negociatas, dividindo parcelas do seguro-defeso e oferecendo benefícios àqueles que garantiam votar nele para deputado estadual”, denunciou o comunista.
Segundo ele, os irmãos Verde filiavam “pseudo-pescadores” para “dividir recursos”. “Existe realmente essa manobra, de se filiar pseudo-pescadores no Maranhão, para se dividir recursos do seguro-defeso. Isso começou a ganhar mais contornos a partir da entrada em cena dos irmãos Verde no setor”, afirmou.
Júnior Verde contra-atacou. E insinuou que, ao mesmo tempo em que acusa adversários de fazer negócio com a pesca no Maranhão, Furtado tem parentes comandando sindicatos de pescadores.
“Interessante, quando se fala em balcão de negócios, porque tem mulher tomando conta de um sindicato, irmão tomando conta de outro, primo tomando conta de outro. Questão familiar. E ainda vão falar de balcão de negócios? Tendo uma família inteira participando lá do sindicato”, relatou.
Pelo visto, o recadastramento no Maranhão ainda vai dar o que falar. Confira abaixo a lista dos pescadores registrados no Maranhão que precisam apresentar documentação ao Ministério da Pesca.

Juca se matem na presidência do PMDB em Bequimão

Aconteceu, neste domingo (26), a convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no município de Bequimão. O ex-prefeito, João Batista Cantanhede Martins (Juca Martins), foi reeleito presidente da sigla partidária no município. Ele vai presidir o partido ao lado do empresário e secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa, reeleito primeiro vice-presidente da legenda.
A convenção do PMDB ocorreu em clima de tranquilidade. Foram eleitos três membros do diretório municipal, que, em seguida, escolheram os nove representantes da sigla na executiva de Bequimão.
O ex-prefeito Juca Martins foi quem costurou acordo para a consolidação do novo diretório. Ele participou do ato e comentou como o partido será conduzido nas eleições de 2016 em Bequimão. “O diretório municipal do partido terá total autonomia para definir os rumos para a eleição. O partido sempre deu liberdade aos diretórios municipais e desta vez não será diferente”, disse Juca Martins.
O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), explicou que uma das missões do partido é organizar a chapa proporcional com os candidatos a vereador em 2016. Mas ele ressaltou que a prioridade é trabalhar por um município cada vez melhor. “É uma honra fazer parte do diretório executivo municipal e, principalmente, estar gestor por um partido histórico como o PMDB, que tem grandes nomes como membros no município”, disse o prefeito.
Também estiveram na convenção os secretários Zé Orlando Martins (Administração), Dinha Pinheiro (Cultura); Sidney Bouéres (Articulação Institucional e Projetos Especiais); João de Castro Ribeiro (Finanças); Tonho Martins (Obras); o coordenador de Transportes, Ricardo Lemos; o artista plástico bequimõense Fransoufer, o vereador Vetinho (PMDB), o ex-vice prefeito Valter Penha, e dezenas de lideranças do município. A votação começou às 8h e se estendeu até 17h.